Índice
Marianeira (Acnistus arborescens), também conhecida como fruta-de-sabiá e espora-de-galo, é um arbusto nativo da América Latina, que ocorre do México à Argentina. No Brasil tem marianeira em tudo que é canto mais preservado, nas beiras de rio, principalmente.
A importância desta planta, de lindos frutinhos dourados, é ser alimento para mais de 45 espécies de pássaros durante o ano todo.
Mas, fora isso, esta é uma planta medicinal, claro, e ritualística, também.
Nada mais fácil. Basta semear as frutinhas maduras, em terra fofa e úmida, e cuidar da mudinha mais forte. Ou então, trazer uma muda já grande de algum outro lugar para o seu jardim.
A marianeira (cresce a pleno sol desde que tenha fartura de umidade – prefere a umidade no solo, se encharcamento, por isso se encontra na beira de rios, córregos e locais de acúmulo temporário de água.
Primeiro, é um arbusto bonito, de grandes folhas verdes. No tempo da floração é uma riqueza ver as flores, branquinhas, em cachos pequenos, cheirosas, esvoaçantes de abelhas. E logo mais, as frutinhas douradas, doces, começam a aparecer pelos galhos e, com elas, os passarinhos.
Onde há um pé de marianeira você poderá observar Tico-ticos-rei, sabiás, saíras, beija-flores, trinca-ferros, tiês, pombas, sanhaços, gaturamos, juritis, chocões-barrados, bem-te-vis, e muitos mais.
Fonte foto
As folhas da marianeira também são chamadas de fumo indígena e são usadas em banhos de cura (maceradas em água fria ou morna), para equilibrar as energias do corpo físico e emocional (enxaguar com a água, todo o corpo, dos ombros para baixo).
Suas folhas também podem ser usadas como emplastro, após aquecidas com água, azeite quente ou na frigideira, pois ajudam a reduzir inchaços, inflamações e abcessos.
Algumas pessoas usam suas folhas, depois de secas, misturadas ao fumo, ou como fumo de cachimbo, para tratar problemas brônquicos.
Porém, seu uso mais extensivo nas curas, é como parte dos rituais afro-brasileiros, sendo uma planta atribuída aos pretos-velhos.
Estudos buscam comprovar seus efeitos benéficos na cura de câncer em resposta ao seu uso empírico para a resolução de tumores e abcessos de diversas origens.
Toda a planta contêm vitanolídeos, substâncias químicas de reputada ação anticancerígena.
Fonte foto
Fonte foto
Mas, não se deve esquecer que esta planta é de grande importância, também, na recuperação de áreas degradadas.
Por ser uma pioneira – que cresce a pleno sol sem requerer da sombra de árvores maiores – ajuda na restauração da capa vegetal e, com seu função alimentícia e atratora, tanto para pássaros quanto para abelhas, colabora de forma muito direta com o povoamento fauno-florístico das áreas onde ocorre.
Assim, é bom seu plantio em jardins, chácaras e beiras de estrada, sem maiores restrições – porém, nas matas nativas, seu plantio está sujeito a controle pois, torna-se invasora nas áreas de onde não é originária.
Talvez te interesse ler também:
COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA SUA CASA
VERBENAS – UMA FAMÍLIA DE ERVAS MEDICINAIS
8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 01/04/2021 às 11:03 pm [+]
Digite aqui…Este fruto e’ interessanticimo!!
Publicado em 05/05/2021 às 8:37 am [+]
Verdade, além da árvore ser linda, medicinal, espiritual, seus frutos atraem lindas aves <3 <3 <3