Índice
A Saudação ao Sol (Surya Namaskar ou Surya Namaskara) é uma sequência de posições que são realizadas uma após a outra, em harmonia, em um único exercício. Um ciclo completo de saudação ao sol consiste em duas sequências: a primeira é realizada colocando o pé direito na frente, enquanto a segunda coloca o pé esquerdo na frente.
Frequentemente, a Saudação ao Sol é inserida nas lições da Hatha Yoga e os movimentos são coordenados com a respiração. Os movimentos de transição de asana devem ser fluidos. A posição de repouso das mãos no tapete, nas fases que o exigem, nunca deve mudar do começo ao fim da sequência.
Comece a praticar a Saudação ao Sol ficando em pé perto da borda da frente do tapete. No final da sequência você deve se encontrar na mesma posição. Lembre-se que não existe uma única Saudação ao Sol.
Leia também:
Dependendo das escolas de Yoga e do estilo do professor, a sequência de posições e movimentos de passagem de uma posição para outra podem variar para criar uma prática mais harmoniosa ou para torná-la mais adequada ao nível de agilidade alunos.
Como os movimentos da Saudação ao Sol seguem a respiração daqueles que a praticam, não há velocidade padrão de execução. A Saudação ao Sol pode ser mais rápida ou mais lenta entre as pessoas do mesmo grupo durante uma aula de Yoga.
Em geral, a Saudação ao Sol tem um efeito tonificante e energizante em nosso corpo. Uma execução muito rápida ou descoordenada da sequência poderia levar a uma alteração da respiração em comparação com o início da prática, o que não pode ocorrer.
Para trazer a respiração de volta ao ritmo regular na conclusão da Saudação ao Sol, deve-se parar por alguns momentos em pé com as mãos entrelaçadas no peito.
Aqui está uma imagem com uma possível variante da Saudação ao Sol com instruções para respirar (inspirar e expirar).
Aqui uma outra imagem útil, com uma sequência ligeiramente diferente da anterior (como mencionado, existem muitas variações).
Um vídeo útil para aprender a praticar a Saudação ao Sol, acompanhando os movimentos com a respiração correta.
De acordo com algumas fontes, a Saudação ao Sol tornou-se popular nos EUA. Ao contrário do que se pensa, ela não é parte da antiga prática de yoga, mas nasceu na década de 20 como uma invenção de um Maharaja do Sul da Índia, ansioso para misturar movimentos clássicos e ginástica ocidental que o entusiasmaram.
A prática da Saudação ao Sol está ligada a inúmeros benefícios para a saúde:
A sequência de movimentos que compõem a Saudação ao Sol, principalmente os de transição entre uma posição e outra, envolvem todo o corpo e ajudam a torná-lo mais ágil e flexível com a participação dos músculos dos membros superiores e abdômen inferior. Em particular, a Saudação ao Sol ajuda a tornar a coluna mais flexível.
Entre os principais problemas da vida moderna, encontramos dificuldades digestivas crônicas. Primeiro de tudo, será necessário cuidar melhor da sua dieta. Ao mesmo tempo, a prática da Saudação ao Sol melhora o poder do sistema digestivo e ajudará a secreção de enzimas digestivas.
A prática de Surya Namaskar ao nascer do sol teria um significado espiritual, mas ao mesmo tempo seria benéfico para o organismo. Praticar Saudação ao Sol ao ar livre ajuda o corpo a sintetizar a vitamina D, uma substância fundamental para manter os ossos saudáveis.
A Saudação ao Sol ajuda a melhorar os problemas relacionados à postura incorreta e promove a capacidade do corpo de permanecer em equilíbrio. Praticar Saudação ao Sol todos os dias pode ajudar a aliviar dores na coluna e resolve problemas relacionados à postura inadequada na mesa ou simplesmente ao caminhar.
A Saudação ao Sol, se realizada com movimentos calmos e regulares, é adequada para todas as constituições físicas e, em particular, para aqueles que querem perder peso a partir de uma alternativa de ginástica leve. Obviamente, a atividade física deve ser acompanhada de nutrição adequada.
Quando praticamos a Saudação ao Sol, usamos todas as partes do nosso corpo. Esse é um aspecto muito importante que nos separa da vida sedentária e que nos ajuda a melhorar a circulação sanguínea graças a movimentos fluidos e coordenados. Melhorando a oxigenação dos tecidos, teremos mais energia.
Graças ao processo ativo e consciente de inalação e exalação, os pulmões são constantemente ventilados e o sangue é bem oxigenado. Isso é muito importante para ajudar o corpo a desintoxicar e se livrar do excesso de dióxido de carbono e outras toxinas que podem afetar a respiração.
A Saudação ao Sol, assim como a prática dos asanas (posturas de yoga), ajuda a manter um corpo jovem e saudável, mesmo quando a idade avança . Ao melhorar a circulação, respiração e oxigenação do corpo, a Saudação ao Sol ajuda a dar uma nova luz ao rosto e pode até ajudar a prevenir rugas.
Aqueles que sofrem de constipação podem se beneficiar da prática da Saudação ao Sol, pois a sequência de posições ajuda a massagear os órgãos internos, inclusive o intestino. Isso pode ser útil para obter maior regularidade dos movimentos intestinais e ajudar o corpo a se livrar das toxinas.
Durante a prática da Saudação ao Sol, procure tirar um momento para se dedicar exclusivamente a você mesmo. Pratique exercícios de relaxamento que ajudam a reduzir o estresse. Na prática de Saudação ao Sol, respirar profundamente e prosseguir com movimentos lentos o ajudará a aliviar as tensões.
É possível adaptar a prática da Saudação ao Sol à sua condição física e saúde. Se você sofre de hérnia ou pressão alta, se estiver grávida e sofrer de uma forte dor nas costas, a Saudação ao Sol pode ser contraindicada. Por isso, entre em contato com um professor qualificado de Yoga, que poderá indicar a prática mais adequada para você.
Talvez te interesse ler também:
YOGA GRÁTIS EM SÃO PAULO. COMECE AGORA!
O PODER DA YOGA: OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA CORPO, MENTE E ALMA!
A YOGA É REALMENTE PARA TODOS: VALERIE SAGUN DEMONSTRA ISSO AO MUNDO
Fonte imagem capa: ilgiornaledelloyoga.it
Categorias: Yoga
ASSINE NOSSA NEWSLETTER