Índice
Hoje, 21 de junho, é o Dia Internacional Yoga, um dia dedicado a esta prática milenar. Como todos os anos, não é coincidência que a chegada do verão no hemisfério norte coincida com essa celebração.
193 países participarão desta data festiva. Uma iniciativa promovida e desejada pelo premier indiano Narendra Modi e anunciada oficialmente em 2014 pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Um dos movimentos diplomáticos mais astutos de Modi foi pedir à ONU um dia oficial para celebrar a Yoga como uma prática que promove o bem-estar e o progresso em nível global.
“Eu ofereço meus sinceros desejos aos praticantes de Yoga em todo o mundo por ocasião do Dia Internacional do Yoga. Em nossos dias, podemos ver que, assim como o yoga conecta o corpo, mente, intelecto e alma do indivíduo, está criando cada vez mais uma conexão entre todos os povos do mundo inteiro. Todo mundo quer viver uma vida sem dor e doença, uma vida cheia de felicidade e a Yoga é a única maneira de alcançar esses objetivos, é um meio para experimentar e viver uma vida holística em plena harmonia. Yoga não é apenas exercício ou aptidão, a Yoga está melhorando o estilo de vida, é a redescoberta do senso de unidade e harmonia consigo mesmo, com o mundo e a natureza. A Yoga é um símbolo da riqueza cultural da Índia, um dos mais preciosos presentes que os antigos sábios indianos deram a toda a humanidade” são estas as palavras de Modi.
Os objetivos deste dia não têm a ver apenas com a Yoga em senso estrito, mas envolvem relações físicas, psicológicas, humanas, aquelas com a Natureza e a luta contra as mudanças climáticas.
Resumindo, são objetivos desta data:
Uma escolha não à toa. Cientificamente, 21 de junho é o dia do Solstício de Verão no Hemisfério Norte, ou seja, o dia mais longo do ano para muitas nações do mundo, do Canadá ao Irã.
Na Índia é um dia muito importante porque para a mitologia indiana 21 de junho pode ser considerado como o nascimento da Ciência da Yoga: acredita-se que este dia tradicionalmente marca aquele em que Shiva, que não é visto como um deus, mas como Adi Yogi, o primeiro yogue, e Adi Guru, quem começou a transmitir a disciplina da Yoga para seus alunos e discípulos.
A importância do sol na Yoga também deve ser considerada.
GreenMe dedica uma seção especial à YOGA, que pode ser vista clicando aqui.
E um feliz Dia Internacional da Yoga para você.
Categorias: Yoga
ASSINE NOSSA NEWSLETTER