Índice
A Kundalini Yoga é conhecida como a primeira forma de yoga praticada e seu objetivo é o despertar da kundalini, energia latente que está na nossa coluna vertebral e que percorre o caminho ascendente dos 7 chacras principais, da base, chacra básico, até o chacra coronário, no topo da nossa cabeça.
Segundo os praticantes de Yoga Kundalini esta energia é despertada pela prática de posturas – asanas -, exercícios respiratórios – pranayama -, meditação e a entoação de cantos vocálicos específicos – mantras. Todos esses instrumentos, posturas, exercícios de respiração, meditação e cantos, têm como objetivo fazer com que o fluxo ascendente da energia kundalini percorra a sua coluna vertebral e reorganize o movimento dos 7 chacras mencionados. Esta forma de yoga, a Kundalini Yoga, também é conhecida como yoga da consciência pois, tem por objetivo despertar no ser humano o seu potencial espiritual e criativo.
A Kundalini Yoga faz parte dos ensinamentos secretos e só foi trazida a público no século XX. Alguns dizem que esta prática deriva do Hatha Yoga (com Patanjali, antigas técnicas de meditação), outros afirmam ser esta a primeira prática de yoga dos guerreiros Sikh. Mas, se você quiser conhecer mais a fundo, dê uma lida aqui neste texto do Blog da Associação Brasileira dos Amigos do Kundalini Yoga.
O que interessa nesse artigo é você conhecer, de forma simples e direta, os benefícios desta prática e entender o que é a kundalini, que é representada por uma cobra, em movimento de espiral ascendente, em fogo, o que já de por si é muito significativo.
A representação da kundalini é a cobra de fogo
O principal mantra da kundalini yoga é o conhecido OM. É através do seu som que se ativa o 6 chacra, conhecido como terceiro olho. Entoando esse mantra você estará pronto para sentir-entender e tomar consciência do movimento da kundalini em seu corpo e começar a aprender a lidar com todo o seu potencial energético espiritual.
Os benefícios da prática de kundalini yoga são: nos torna mais fortes e energeticamente saudáveis, melhora a respiração, melhora a digestão, estimula a força de vontade, ajuda a superar os maus hábitos, purifica o corpo e ajuda a eliminar toxinas (há uma técnica específica, Kriya, de depuração e purificação do organismo, da qual falaremos em outro artigo) e, logicamente, vai te fazer muito mais ágil e flexível (não só fisicamente, é claro).
Através dos exercícios de respiração, nos quais você aprenderá a tomar consciência dessa função instintiva, o respirar, da prática da meditação, que te ajudará a melhorar a capacidade de concentração da sua mente, pela limpeza, depuração, da “confusão mental” em que vivemos habitualmente, você conseguirá, em pouco tempo, atingir uma calma interior que é fundamental para a saúde e qualquer processo criativo.
A prática de posturas – asanas – que só por si já são curativas, visa despertar o potencial energético que há em cada um de nós. Conheça abaixo algumas das posturas principais seguindo as indicações dos professores nos vídeos.
Uma das primeiras, comece:
6. E veja, neste vídeo abaixo, uma técnica rápida, com mantras, para lograr o equilíbrio dos chacras (sob orientação de Deepak Chopra)
Talvez te interesse ler também:
IOGA E MEDITAÇÃO NA ESCOLA: UMA REVOLUÇÃO NAS SALAS DE AULA
YOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS
HATHA YOGA: ORIGEM, BENEFÍCIOS E PRINCIPAIS POSIÇÕES
Categorias: Yoga
ASSINE NOSSA NEWSLETTER