Índice
Época de férias… muitas pessoas querem viajar e levar seus pets, mas ao mesmo tempo vem a preocupação com a adaptação, o bem-estar e os cuidados necessários para o pet viajar bem.
Levando em conta essa preocupação, este conteúdo traz informações para preparar o pet para ter uma viagem segura e tranquila. Confira!
Primeiramente, analise o temperamento e o comportamento do seu animal e a necessidade da viagem, porque dependendo do contexto, alguns pets podem ficar estressados durante a viagem, ainda mais se for longa e demorada e tiver que ir em uma caixa de transporte ou entrar em contato com muito movimento e pessoas.
Outra recomendação é verificar com o veterinário se não existe nenhuma restrição específica de seu pet para poder viajar com ele.
Avaliados estes contextos, se o pet tiver as condições necessárias para viajar, siga as próximas instruções:
Ver essa foto no Instagram
Outra medida necessária é o preparo da mala do pet com tudo o que for necessário, inclusive para eventualidades. Por exemplo:
Dependendo do tipo de transporte e local, dentro ou fora do país, podem ser necessários os seguintes documentos:
O Atestado de Saúde é documento que serve para assegurar que o animal está em condições de viajar e não possui nenhuma restrição quanto à saúde.
Esse documento é para comprovar que o animal está com as vacinas atualizadas para a viagem.
O Passaporte de Trânsito para Cães e Gatos é um documento para garantir que as condições de saúde do animal atendem ao trânsito internacional.
O Certificado Veterinário Internacional é um documento que tem a mesma finalidade do Passaporte de Trânsito para Cães e Gatos.
Este documento pode ser emitido online, através do portal gov.br e serve nos casos em que o passaporte não é exigido ou aceito no país de destino da viagem.
Para viagens internacionais com pets entre AQUI para obter mais informações e saber o que é necessário para emissão d0s documentos necessários.
Atenção: faça isso com antecedência, porque demanda tempo para esses documentos serem emitidos.
É possível levar cães e gatos em ônibus público, seguindo algumas regras que podem variar de empresa para empresa, por isso, entre em contato com a companhia antes para saber o que é necessário.
Para se ter uma ideia do que pode ser exigido para viagens interestaduais com pets, seguem as regras da empresa de ônibus do Grupo Guanabara:
Veja mais explicações e esclarecimentos no vídeo do canal Grupo Guanabara:
Este vídeo do canal Só se for voando dá outras dicas sobre a documentação exigida e todas as regras para o transporte de animais de estimação em voos nacionais e internacionais:
Em suma, antes de tudo, é preciso planejar, organizar e adquirir conhecimento para saber locais, tipos de transporte e requisitos necessários para fazer uma viagem tranquila com o pet.
Veja mais informações sobre viagem com pets em:
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Como tratar problemas digestivos em cães de forma natural?
O que fazer e como tranquilizar cachorros que latem demais
Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog
Remédios naturais para coceira, alergia, fungo e dermatite em cachorros
Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros
Remédios naturais para coceira, alergia, fungo e dermatite em cachorros
Cachorro tem chulé? Como resolver se isso for um problema
Problema urinário em gatos: como prevenir e tratar com remédios naturais
Pegar o gato pelo cangote é um erro. Veja o porquê
Pode levar o gato na praia? 12 Dicas para conseguir essa façanha
Gato na coleira: quando e como usar
Envenenamento de cães e gatos: como proceder em caso de intoxicação
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER