Você está pensando em visitar a Itália mas não sabe em que época? Bom, a alta temporada (de maio a agosto) é aquela que tem preços mais altos de passagem aérea e hospedagem, mas também é a época em que tem coisas lindas para ver como por exemplo, a Infiorata.
Infiorata é uma manifestação que consiste em realizar tapetes de flores em ocasião das festividades católicas do Corpus Christi. Durante os meses de maio e junho muitas cidades italianas decoram suas ruas com flores, criando belas obras de arte, de desenhos florais simples aos mais sofisticados, inspirados em obras da arte religiosa e em também em pinturas famosas.
Para criar os tapetes de flores, primeiramente se desenha no chão com giz e depois o desenho vai sendo preenchido com pétalas de flores de várias cores. O processo inteiro leva dois ou três dias para ser concluído. Muitas vezes, ocorrem procissões que desfilam sobre os tapetes florais.
Acredita-se que a arte de criar mosaicos em flores pelas ruas tenha começado em Roma em 1625, quando Benedetto Drei e seu filho, usaram pétalas de flores para decorar a Basílica Vaticana nos dias de São Pedro e de São Paulo, os padroeiros de Roma.
O costume já foi muito difuso por toda a Itália mas depois desapareceu com o passar do tempo. Hoje o povo do Castelli Romani (conjunto de cidadezinhas muito perto de Roma) ainda mantém as tradições. Eventualmente, várias cidades da Itália recomeçaram a celebrar o Corpus Christi criando tapetes de flores.
Algumas das melhores cidades para ver o festival Infiorata hoje em dia são: Noto, Spello, Genzano, Bolsena, Brugnato, Orvieto e da Abadia de Chiaravalle della Colomba, localidades perto de Fidenza, região de Emília-Romanha ao norte da Itália.
Dá uma olhada nas fotos:
Talvez te interesse ler também:
10 FLORES QUE SE PARECEM COM COISAS E ANIMAIS
CONHEÇA O MAIOR PARQUE DE TULIPAS DA HOLANDA
QUE TAL CONHECER O MUNDO TRABALHANDO EM FAZENDAS ORGÂNICAS?
Fonte e fotos: amusingplanet.com
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER