À primeira vista parece uma escadaria à beira-mar, larga, branca e comum, mas, na verdade, ela faz parte de um milagre arquitetônico, o Morse Orgulje é uma espécie de órgão marinho que soa àqueles que passeiam pelo cais do porto de Zadar, na Croácia.
Projetada há 10 anos pelo arquiteto Nikola Bašić com a ajuda de vários consultores de hidráulica marinha, o órgão tornou-se um símbolo da cidade e um lugar de encontro para moradores e turistas.
Os degraus medem cerca de setenta metros e estão divididos em sete seções, cada uma de dez metros. No interior dos degraus foram instalados 35 tubos de órgão que variam em forma e comprimento, entre a areia e o mar. Graças às ondas, os tubos produzem um som agradável e constante. A sinfonia é modulada de acordo com sete acordes e cinco tons, típicos da música da Dalmácia.
Isso cria um concerto sempre variado e coordenado pela própria natureza, onde os arranjos são aleatórios e dependem do movimento das ondas. Se o mar está agitado, por exemplo, o som será mais intenso e o ritmo mais rápido.
foto: terracon
Esta é a atmosfera, meio mágica, meio mística, que circunda a escadaria localizada no centro histórico de Zadar e foi realizada depois dos danos causados à costa durante a Segunda Guerra Mundial.
Não que o barulho típico das ondas do mar não seja maravilhoso, mas o resultado deste projeto é oferecer um espetáculo para os olhos e um prazer para os ouvidos, em um som de paz e harmonia.
Leia também:
ORQUESTRA DE VEGETAIS: “COMIDA É ARTE, VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?”
O ESPECTÁCULO DA MAIOR COLÔNIA DE MORCEGOS DO MUNDO
Fonte fotos: croacia.hr
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER