Papakolea beach, a praia verde maravilhosa do Havaí é uma raridade da natureza. No mundo existem apenas duas outras praias como esta: uma em Galápagos e outra na Noruega.
A cor verde, proveniente de uma elevada presença de olivina, um mineral que contém ferro e magnésio que, em sua forma cristalina constitui a gema conhecida como perídoto.
O minério vem do vulcão Pu’u Mahana, que está localizado em frente à praia. A força erosiva do mar, que bate contra a base do vulcão, extrai a olivina das cinzas e a deposita na praia, dando à areia uma esplêndida tonalidade de verde.
O vulcão, não mais ativo, entrou em erupção há 49 mil anos. Desde então, o cone vulcânico está parcialmente em colapso e foi corroído pelo mar. O cone é particularmente rico em olivina, que uma vez transportada pela água para a praia, sendo mais densa e mais pesada que a areia, tende a acumular-se sobre esta.
foto: J Gates
foto: Danny Crenshaw
foto: Jay
foto: Ben Andreas Harding
Felizmente, a praia é muito isolada e de difícil acesso, por essa razão, ainda não se acabou dentro das garrafinhas de lembrancinhas para os turistas do mundo inteiro!
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER