Índice
Um país de vasta extensão territorial e com uma diversidade biológica única para quem detém a maior parte da floresta amazônica, ou seja,. Uma natureza paradisíaca em um extenso litoral, centros históricos e gastronomia incomparáveis, não consegue avançar na atração de turistas. Nos últimos 13 anos, o aumento de turistas no Brasil foi pequeno, cerca de 13,2%, muito menor do que na América Latina, que cresceu 80,26%.
A menor procura do Brasil como destino turístico de estrangeiros tem vários fatores: muita distância dos Estados Unidos e Europa, dificuldade para se obter vistos, poucas promoções no exterior e um pífio investimento no setor, para não dizer um abandono de nossos parques se reservas naturais que poderiam angariar o turismo e a economia em várias regiões.
Leia também:
Faltam muitos recursos aos nossos Parques Nacionais
Como as áreas de preservação podem influenciar na diminuição da pobreza?
O Brasil com toda imensidão territorial possui lugares inusitados e pouco conhecidos. Veja abaixo outras opções de turismo alternativo no Brasil.
Teresina é a cidade do saudoso poeta Torquato Neto, tão lembrado e homenageado por Caetano Veloso na música Cajuína.
Em Teresina há passeios que vão desde pontos históricos da cidade, como o Palácio da Cidade, um dos prédios mais antigos da cidade, que hoje abriga a Prefeitura e é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Pode-se visitar também o Parque Ambiental Encontro dos Rios, onde é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local, no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente é uma excelente opção de lazer.
Fonte foto Palácio da Cidade: voucontigo.com.br
Em Rondônia, o Arraial Flor do Maracujá é uma das maiores e mais tradicionais festas da região norte do Brasil, sendo a maior festa Junina da Amazônia. Reúne várias quadrilhas e bois-bumbás, que se apresentam em dias variados, atraindo um número alto de pessoas ligadas a cultura folclórica regional, uma ótima opção para entra em férias neste período. Além da atração cultural citada, Rondônia é natureza pura. Veja quantos atrativos naturais e histórico este estado pouco conhecido por nós, possui:
Fonte foto Reserva Extrativista do Lago do Cuniã: culturamix.com
Parque Nacional de Pacaás Novos
Cidades: Guajará Mirim, Nova Mamoré, Campo Novo, São Miguel do Guaporé, Montenegro, Governador Jorge Teixeira, Alvorada d’Oeste e Mirante da Serra
Parque Nacional da Serra da Cutia
Cidade: Guajará Mirim
Reserva Extrativista do Lago do Cuniã
Cidade: Porto Velho
Barreiro das Antas
Cidade: Guajará Mirim
Fonte foto Real Forte Príncipe da Beira: crasandreazzaro.blogspot.it
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Cidade: Porto Velho a Guajará-Mirim
Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Cidade: Porto Velho
Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim
Cidade: Guajará-Mirim
Real Forte Príncipe da Beira
Cidade: Costa Marques
As Três Caixas d’Água
Cidade: Porto Velho
Outro destino turístico peculiar e pouco conhecido é o Tocantins. Nessa região encontramos o Jalapão, de dunas de areia e lagoas de águas cristalinas, as Serras Gerais com suas cidades históricas que relembram o Brasil colonial, a Ilha de Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, e a Região do Bico do Papagaio, área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, local de encontro dos rios Araguaia e Tocantins.
Fonte foto Ilha do Bananal: ourique-jalapao.com.br/
Com tantos lugares interessantes por que não darmos uma força ao nosso turismo e prestigiarmos nós mesmos o nosso Brasil?
Fonte foto capa: Parque Nacional de Pacaás Novos
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER