A cidade de Krumbach, Áustria, realmente merece ser visitada pelos amantes da arquitetura moderna, por causa de seus fantásticos pontos – abrigos – de ônibus. Tudo nasceu do projeto Bus Stop Krumbach, envolvendo designers locais e internacionais para a criação de sete novos pontos de ônibus.
Sete arquitetos de todo o mundo, incluindo Sou Fujimoto do Japão e Smiljac Radic do Chile, trabalharam com sete arquitetos austríacos para criarem o projeto focado em design de ponta e mobilidade sustentável.
Bus Stop Krumbach foi projetado para encorajar a criação de novas infra-estruturas sustentáveis, a utilização dos transportes públicos e o desenvolvimento de novas técnicas da arquitetura com a redescoberta de tradições artesanais locais.
Krumbach é um lugar verdadeiramente único da Baixa Áustria. Todos os anos atrai 30.000 visitantes e abre espaço para uma série de novos projetos dedicados à arquitetura sustentável, começando com a construção de uma nova estação central de ônibus.
Apesar de se encontrar em uma área rural, o serviço de transporte público é muito eficiente, com um ônibus que partem a cada hora. Um dos abrigos de ônibus está localizado ao lado de um campo de tênis e, portanto, tem uma dupla função: reparar aqueles que estão esperando o ônibus e permitir aos espectadores de sentar-se confortavelmente para assistirem aos jogos.
Outros abrigos foram projetados para proteger os passageiros da chuva, mas ao mesmo tempo, com aberturas laterais, para que se possa admirar a paisagem que circunda. O arquiteto russo Alexane Brodsky projetou uma torre de madeira, parcialmente coberta, com abundância de bancos, mesas e casinhas para pássaros.
Os arquitetos espanhóis da Ensamble Estúdio, criou um ponto de ônibus construído com tábuas de madeira de demolição. Este ponto é aberto e protegido e a madeira é natural, sem polimentos e tratamentos para que o seu perfume possa tornar-se parte da lembrança da viagem.
Finalmente, o ponto de ônibus triangular feito por Architecten De Vylder, da Bélgica, tem um telhado inclinado, o que pode ser útil, especialmente no inverno, em caso de neve.
Talvez te interesse ler também:
EM FLORIANÓPOLIS: PONTO DE ÔNIBUS SUSTENTÁVEL, HIGH TECH, COM ENERGIA SOLAR E TELHADO VERDE
BIO-BUS: NA INGLATERRA UM ÔNIBUS MOVIDO A LIXO E EXCREMENTOS
UMA CIDADE NA ROMÊNIA ONDE QUEM LÊ NÃO PAGA O ÔNIBUS
Fonte fotos: kulturkrumbach.at
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER