Glamping: estar em contato com a natureza, acampando e luxando


Se você acha que acampar é coisa de pobre que não tem dinheiro para hotel 5 estrelas, você está enganado. Para que ter 5 estrelas se você pode ter bilhões delas no céu de um acampamento?

Pois é, geralmente os amantes do camping são na verdade amantes da natureza. A experiência de acampar é única, é estar no mato, olhar o céu sem poluição luminosa, acordar com pássaros e dormir com corujas.

Mas nem todo mundo tem a disposição de armar barraca, dormir no chão e passar uns dias em um estilo de vida o mais perto possível da do homem primitivo.

Por isso, criaram esse conceito de acampamento de luxo chamado Glamping. Você já ouviu falar?

O que é glamping?

É um tipo de acampamento com todo, ou quase todo, o conforto necessário.

O termo nasceu da união das palavras glamour e camping, sendo uma atividade que combina o camping tradicional com os serviços que você poderia encontrar em um hotel.

O acampamento dispõe de barracas de luxo, já mobiliadas, que permitem desfrutar da natureza sem abrir mão de alguns confortos básicos como o de dormir em camas confortáveis.

Claro que alguns confortos tipo ar-condicionado podem estar fora do pacote dependendo do glampling, pois o conceito de camping e de respeito à natureza permanecem.

O que mais diferencia o Glamping do camping são as barracas, onde você tem uma estrutura que permite, além de uma cama confortável, um armário para colocar suas roupas, uma poltrona para ler um livro, às vezes uma cozinha e ou um banheiro privado, que ficam do lado de fora da barraca.

A única semelhança entre Glamping e camping está no contexto naturalista em que essas experiências ocorrem: em ambos os casos, você estará passando seus dias em uma floresta, às margem de um lago, ou até mesmo na praia.

Fonte e foto: Ohga!

Serviços exclusivos

Existem vários tipos de glampings espalhados pelo mundo. Alguns 100% Glamping, outros misturados, ou seja, com espaços para quem quiser levar e montar a própria barraca.

Alguns oferecem serviços exclusivos como piscinas, centros de bem-estar, banheiros exclusivos, etc. Mas se você estiver procurando um lugar para viver uma experiência desta, tenha em mente que, para respeitar a essência desta prática, o alojamento deve estar em contato próximo com a natureza e, claro, ter toda uma estrutura ecológica e uma politica ambientalista.

Isso significa que as barracas preferivelmente devem ser feitas com materiais sustentáveis, móveis recuperados ou feitos de materiais reciclados. A estrutura geral deve dispor de coleta seletiva do lixo e funcionar através de energia proveniente de fontes renováveis.

As estruturas mais inovadoras são feitas dentro do conceito da bioarquitetura, utilizando, por exemplo, barracas que passam ser montadas e desmontadas sem prejudicar o ecossistema, com sistema de reutilização da água, banheiro seco, painéis solares, etc.

Barracas hi-tech

Veja por exemplo, essas barracas da ArchiWorkshop, um estúdio de design da Coreia do Sul, que criou uma linha de barracas realizada com baixo impacto ambiental para um acampamento de Yang-Pyeong na Coreia do Sul em dois modelos diferentes.

Uma das barracas é mais comprida e pode ser facilmente adaptada aos terrenos difíceis. Os acessórios em seu interior foram feitos sob medida, conforme as necessidades do cliente. Os internos em branco contrastam com as cores vivas das paredes pintadas por um artista local.

O segundo modelo tem base em uma estrutura circular, que prevê uma área para passar o tempo ao ar livre.

Ambas as barracas são dotadas de uma membrana, de alta tecnologia, à prova d’água, resistente ao fogo e aos raios UV.

As estruturas das barracas são extensíveis graças a formas modulares e foram projetadas para resistirem a todas as condições meteorológicas que podem ocorrer na Coreia. O ArchiWorkshop projetou tanto a parte externa como a parte interna das barracas, que são equipadas com um sofá para o dia e que de noite se transforma em uma cama confortável para dormir olhando as estrelas.

Quais são as vantagens do Glamping?

O Glamping é uma experiência alternativa, que permite fazer uma viagem de descoberta da natureza, sem ser tão cansativo.

Não é necessariamente uma experiência mais econômica. É preciso fazer pesquisas mas com certeza é uma boa opção para quem quer se desconectar da vida cotidiana das grandes cidades, passando mais tempo ao ar livre, dormir sob um céu de estrelas, ouvindo os sons da natureza.

É a experiência perfeita para quem nunca teve coragem de acampar por preguiça de montar barraca e dormir no chão.

O Glampmig também permite experimentar um estilo de vida mais simples e, para as crianças, a experiência é maravilhosa porque se faz amizades, se sente autonomia e segurança pois geralmente esses lugares não permitem circulação de veículos e, se permitem, são ambientes bem respeitosos.

Vale a pena experimentar. Para que 5 estrelas se podemos ter bilhões delas?

Tipos de barracas Glamping

Confira no vídeo abaixo 7 tipos de barraca Glamping, uma mais incrível que a outra. Acesse na configuração a legenda em português.

Talvez te interesse ler também:

ShabbyShabby: o hotel temporário feito da reciclagem de lixo

Ventilação natural: como deixar a casa fresca sem usar ar-condicionado

Chega de cimento! Prédio de madeira é o novo modelo de construção

Lençóis Piauienses: paisagem de tirar o fôlego no maior Delta das Américas

Parque Ecológico dos Imigrantes: imersão na Mata Atlântica dentro da grande São Paulo

Organizador de Mala: O fim da bagunça em sua mala de viagem

 

Fonte fotos: dezen.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...