Índice
Os aeroportos e rodoviárias estão bombando! O território brasileiro é um destino almejado por muitas pessoas em todo o mundo. Para se ter uma ideia, de acordo com a revista US News & World Report, de 78 países analisados, o Brasil é o melhor país para a prática de turismo de aventura (apenas um dos muitos que podem ser praticados em nosso país). E por aqui também temos o turismo de bem-estar. Você já ouviu falar?
O turismo de saúde, ou de bem-estar, é baseado na busca por um lugar terapêutico, que ofereça um bem-estar geral.
Basicamente, consiste em viagens com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar através de atividades físicas, psicológicas ou espirituais.
Além disso, os turistas dessa modalidade também procuram locais que disponham de opções de medicinas alternativas e holísticas.
É o autocuidado e a imersão na natureza que atrai cada vez mais este tipo de viajante.
Desde a pandemia Covid-19, destinos que buscam conectar experiências de viagem com benefícios à saúde têm sido muito procurados, virando uma tendência mundial. Esse tipo de turismo vai muito além de uma visita a um spa ou retiro. A ideia é ter descanso, saúde, autoconhecimento e contato com a natureza em uma única viagem.
Mas onde é possível fazer turismo de bem-estar?
O Brasil é um país onde não faltam opções para fazer uma viagem de tranquilidade e paz. Por exemplo…
Os exemplos citados acima são apenas algumas dicas para a busca de um turismo de bem-estar. Apesar do turismo desordenado e exploratório, ainda temos algumas cidades no que podem ser destinos ideais para quem deseja momentos de paz, relaxamento e silêncio, com amor e respeito à natureza.
O Brasil é um país cheio de diversidades e opções turísticas de todos os tipos. Conheça outros tipos de turismo.
O turismo de aventura é um tipo de turismo que envolve passeios por locais de difícil acesso, trilhas na Natureza, prática de esportes radicais e tudo que tenha adrenalina.
Aqui no Brasil existem diversos locais ideais para essa vertente do turismo, é o caso das chapadas, por exemplo, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Chapada das Mesas, e outras. São centenas de locais espalhados pela imensidão do nosso país.
O turismo de consumo são viagens feitas com o intuito principal ou exclusivo de fazer compras.
No Brasil esse tipo de turismo pode ser feito em todas as capitais e regiões metropolitanas, praticamente. O turismo de negócios, por exemplo, é toda e qualquer viagem feita a trabalho. Isso inclui deslocamento para eventos corporativos, reuniões, capacitações e outros.
O empreendedor pode comprar mercadorias em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador ou Fortaleza, mas também aproveita para curtir os lugares por onde passa.
Entre os tipos de turismo no Brasil, o turismo cultural também é um dos mais procurados.
Para quem quer este tipo de viagem e busca conhecer novas experiências sociais e culturais, são inúmeras as opções: desde festas tradicionais a comidas típicas.
Por exemplo, o turismo de eventos é feito por pessoas que se deslocam para ir a alguma festa, atração cultural, esportiva, etc.
Quem pratica o turismo de estudos geralmente são universitários, concurseiros, vestibulandos, etc.
O turismo esportivo é uma modalidade praticada por aquela pessoa que viaja para vivenciar uma experiência esportiva, seja na prática ou apenas para prestigiar.
Por exemplo, quem viaja para ver jogos da Copa do Mundo ou Olimpíadas, está fazendo turismo esportivo, bem como, o atleta que se desloca para competir.
Para quem deseja novas experiências culinárias, o turismo gastronômico é uma ótima alternativa, visto que cada região do Brasil tem costumes gastronômicos próprios.
O turismo de incentivo é, na verdade, uma prática motivacional que envolve outros tipos de turismo.
Por exemplo, é oferecido um tipo de serviço às empresas, indicando como elas podem incentivar os seus colaboradores através do turismo. Dessa forma, patrões e líderes usam pacotes de viagem e vouchers para a viagem.
Assim como outros tipos de turismo no Brasil, o turismo de massa (muitas vezes, desordenado e exploratório) é, na verdade, uma prática e não uma modalidade turística.
São as viagens em grupos enormes de pessoas, que podem ser feitas para a prática de qualquer turismo.
O turismo náutico são viagens a navio e/ou outros tipos de embarcações, geralmente, são os famosos cruzeiros marítimos.
Apesar de não ser tão acessível ao público em geral, é bastante procurado no Brasil.
O Brasil é um dos países mais tolerantes à religião do mundo, ou seja, o turismo religioso é um dos principais tipos de turismo do país.
Quem faz turismo religioso busca visitar locais bastante famosos, como o santuário de Aparecida, no interior de São Paulo e Salvador na Bahia, entre muitos outros.
O agroturismo ou turismo rural é um conceito até recente dentro da turismologia.
Este tipo de turismo é, basicamente, se hospedar em hotéis fazenda e/ou em cidades interioranas (Bacurau?), isto é, passar um tempo em contato direto com a natureza.
O ecoturismo e o turismo sustentável são também são praticados no Brasil, devido às grandes e variadas belezas naturais existentes no país.
São tipos de turismo que buscam a contemplação não invasiva da natureza. Já dizia um sábio: “daqui não leve nada além de boas memórias”.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
A surpreendente trilha submersa no Recanto Ecológico Rio da Prata. VÍDEOS
Confira 4 atividades obrigatórias na Serra Gaúcha
Glamping: estar em contato com a natureza, acampando e luxando
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER