Coisas fenomenais e espetaculares acontecem na Natureza. É o caso da passagem do Gois, a estrada que desaparece duas vezes por dia.
A Passage du Gois, como é chamada em francês, é uma rota natural de 4.125 km que liga a costa atlântica francesa à ilha de Noirmoutier. A maré alta cobre a passagem a cada 12 horas com ondas que podem chegar a 4 metros.
Apesar de estar entre as estradas mais perigosas do mundo, atravessá-la a pé ou de carro é uma das atrações preferidas dos turistas aventureiros.
Não é uma estrada qualquer, está entre as top 10 do mundo.
A Passagem do Gois é uma estrada situada na Baía de Bourgneuf e que une a Ilha de Noirmoutier (comunidade de Barbâtre) ao continente (comunidade de Beauvoir-sur-Mer) na França.
Ela existe desde o século XVIII e foi criada no intuito de permitir uma travessia mais cômoda e rápida de pessoas e animais entre a Ilha de Noirmoutier e o continente.
É famosa porque a estrada fica submersa pelo mar conforme a variação das marés. A maré muda, o clima também muda.
A via é transitável durante a maré baixa, ficando inundada duas vezes por dia durante a maré cheia. A altura da água que cobre a via durante a maré alta varia entre os 1,30 metros e os 4 metros.
Viajar pela passagem do Gois é uma das atrações turísticas mais populares na França (mas também uma das mais perigosas devido à rápida mudança de maré).
Por esse motivo, o acesso à estrada é regulado por sinais especiais que indicam o estado das marés, e existem boias para casos mais graves.
Assista ao vídeo e conheça uma das mais raras estradas submersíveis do mundo:
Você teria coragem de atravessar? Imagina se o pneu do carro fura na metade do caminho?!
Aventura na certa!
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
A surpreendente trilha submersa no Recanto Ecológico Rio da Prata. VÍDEOS
Cuide da sua privacidade enquanto viaja
Esta ilha flutuante feita com materiais reciclados vai te surpreender
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER