Nem mesmo um santo chá a gente pode beber na tranquilidade. De acordo com uma nova pesquisa, os saquinhos de chá que usamos para preparar a bebida bem conhecida no escritório, podem conter até 17 vezes mais germes que uma privada!
Beber uma xícara de chá nos relaxa e nos aquece em dias frios mas, a partir de hoje, seguindo os resultados desta nova pesquisa, ficaremos mais espertos com o chá do escritório. Os resultados obtidos por uma pesquisa realizada pela Initial Washroom Hygiene sobre as bactérias presentes em alguns utensílios de cozinha e eletrodomésticos, são bastante perturbadores.
De acordo com os dados obtidos pelos cientistas, o teor bacteriano médio de um saquinho de chá em um escritório é de 3.755, enquanto o de uma tampa de vaso sanitário é 220. Se pensamos que os banheiros são a coisa mais sujas em nossos locais de trabalho, às quais devemos sempre estar mais atentos, ao que parece, devemos mudar nosso conceito.
Além dos saquinhos de chá, acessórios e utensílios de cozinha possuem uma presença bacteriana muito alta.
Entre estes, o estudo relata:
Caixinha porta-saquinho de chá – 3785
Alça de chaleira – 2483
Copo usado – 1746
Alça da porta da geladeira – 1592
Açucareiro – 1406
Torneira de cozinha – 1331
Área de lavagem / secagem – 1234
Torneira de água quente – 1160
Pia de cozinha – 948
Alça de gaveta para talheres – 754
Como podem todos esses germes em saquinhos de chá e em outros objetos?
A resposta é simples: de acordo com a pesquisa realizada com 1.000 funcionários, verificou-se que 80% das pessoas que trabalham em um escritório, não lavam as mãos antes de preparar bebidas para si ou para seus colegas.
Em suma, muitas pessoas consideram a importância da higiene das mãos concedida depois de usar o banheiro, mas não consideram útil lavá-las antes e depois da preparação de alimentos ou bebidas, subestimando os riscos de contaminação bacteriana.
O Dr. Peter Barratt da Initial Washroom Hygiene lembra da importância da higiene também nos escritórios e em áreas comuns onde você cozinha, faz chá ou outras bebidas. Conforme declarado:
“Se você parar e pensar sobre o número de mãos diferentes tocando coisas como a alça da chaleira, a tampa da caixa de chá, os copos e assim por diante, o potencial de contaminação cruzada é realmente alto.”
Portanto fica a dica! Lave sempre as mãos, inclusive no trabalho e não só depois de usar o banheiro!
Categorias: Trabalho e Escritório, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER