Como o WhatsApp CRM pode ajudar a melhorar o ciclo de vendas no B2B?


O marketing B2B (business-to-business) envolve um mundo cheio de particularidades quando comparado ao B2C (business-to-consumer), especialmente no ciclo de vendas que é um processo mais longo e complexo. Ferramentas como o WhatsApp CRM podem ser uma ótima solução para as empresas que buscam gerenciar e acompanhar o relacionamento com clientes B2B de forma mais detalhada.

WhatsApp

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Neste post, você vai entender como aproveitar o WhatsApp CRM para a automação de vendas B2B, e outros benefícios que garantem uma comunicação mais eficiente com os clientes. Continue a leitura!

O que é o ciclo de vendas no B2B

O ciclo de vendas no B2B é o processo que uma empresa percorre para converter leads em clientes, passando por diversas etapas como prospecção, qualificação, fechamento do negócio e pós-venda. Mas diferente do B2C, onde as decisões de compra são geralmente mais rápidas, no B2B o ciclo é mais longo e exige uma abordagem mais estratégica, já que as decisões de compras envolvem diversos stakeholders e as transações possuem valores mais altos.

Nesse sentido, adotar uma gestão de relacionamento com clientes por meio do uso do WhatsApp CRM facilita a otimização do marketing B2B, promovendo a construção de um relacionamento duradouro com o cliente, que vai além de uma única venda.

Ao integrar uma plataforma CRM com o WhatsApp, as empresas podem implementar uma série de estratégias para personalizar a experiência de acordo com a necessidade de cada cliente B2B, além de ter uma visão clara do funil de vendas para identificar falhas e oportunidades de melhoria. A seguir, vamos explorar em mais detalhes os benefícios dessa ferramenta.

Quais são os benefícios de usar o WhatsApp comercial no atendimento ao cliente B2B?

O WhatsApp comercial facilita a interação com os clientes, oferecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Mas quando integrado a um sistema CRM, as suas possibilidades de uso são mais vantajosas para as empresas, pois permitem um nível de gestão de relacionamento com clientes mais eficiente em cada etapa do ciclo de vendas no marketing B2B. Entre os benefícios, estão:

  • Comunicação instantânea: o cliente B2B preza por uma comunicação em tempo real e é justamente isso que a ferramenta proporciona para as empresas. É possível esclarecer dúvidas e fornecer informações de forma imediata.
  • Integração com outras ferramentas: o WhatsApp CRM pode ser integrado a outras ferramentas de marketing digital, como e-mail marketing e automação de marketing, proporcionando uma visão completa do cliente.
  • Automação de tarefas rotineiras: ele oferece envio de saudações, de lembretes de reuniões, agendamentos, acompanhamento e qualificação de leads. Ou seja, a automação de vendas B2B pode fazer diferença com o uso do WhatsApp CRM.

Facilitando a retenção de clientes com o WhatsApp CRM

Uma empresa com negócios B2B sabe como é complexo não só o processo de captura de leads, mas o de retenção de clientes. Afinal, é muito mais barato manter os clientes que já se tem do que conquistar novos. Por isso que o uso do WhatsApp CRM é também uma estratégia eficaz para um atendimento mais personalizado, fator essencial para fidelizar o cliente e aumentar as vendas.

Um estudo da Bain & Company revela que um aumento de 5% na retenção de clientes pode elevar os lucros da empresa de 25% a 95%. Ao manter um canal de comunicação ativo com os clientes por meio do WhatsApp CRM, e que ainda pode ser integrado a redes sociais, site, chatbot, as empresas podem oferecer um suporte contínuo e personalizado, garantindo maior satisfação, que é fundamental para o seu sucesso.

Como implementar uma estratégia de marketing B2B com foco em WhatsApp e CRM?

O WhatsApp comercial integrado ao CRM atua como uma das melhores ferramentas de marketing digital para empresas que buscam captar leads e transformá-los em clientes. Mas para implementar uma estratégia de marketing B2B de sucesso, é importante seguir algumas boas práticas. Veja abaixo:

  • Escolha as ferramentas certas: antes de selecionar as ferramentas de marketing, é preciso levar em consideração a necessidade da sua empresa como os recursos que a solução que elas oferecem, orçamento e o tamanho da base de leads e clientes.
  • Segmente sua base de contatos: a segmentação é fundamental para garantir uma boa gestão de relacionamento com clientes. Portanto, não meça esforços para categorizar os leads de acordo com seu estágio no ciclo de vendas e também dividi-los por interesses, comportamento de compra e outros.
  • Acompanhe os resultados: a integração entre WhatsApp e CRM permite o monitoramento das interações e resultados da estratégia de marketing B2B em tempo real. A ferramenta oferece uma visão completa de métricas como taxas de resposta, tempo de ciclo de vendas e feedback dos clientes.

Adote um fluxo de mensagem automatizada com WhatsApp CRM no negócio B2B

Ao adotar o WhatsApp CRM com o uso de mensagens automáticas e personalizadas, algumas empresas podem acabar exagerando na frequência dos envios, o que pode resultar em incomodar os clientes. Embora a automação de mensagens seja uma poderosa aliada na nutrição de leads, seu uso excessivo deve ser evitado.

Por isso, é fundamental que o fluxo de mensagens automatizadas seja planejado de maneira estratégica, levando em conta a última interação do cliente e o tempo adequado de resposta. Dessa forma, evita-se o risco de que as mensagens sejam ignoradas ou, pior, classificadas como spam.

Envie conteúdo relevante por meio do WhatsApp CRM

Além de definir objetivos claros na estratégia de marketing B2B, é crucial estabelecer um funil de vendas bem estruturado para criar conteúdos relevantes direcionados ao perfil de cada cliente. O WhatsApp CRM se destaca como uma ferramenta ideal para distribuir materiais de valor, como e-books, artigos, vídeos e outros conteúdos educativos de forma segmentada e eficaz.

Essa abordagem permite também monitorar métricas importantes, como a taxa de abertura de mensagens e cliques em links e materiais externos, ajudando a identificar os temas que despertam maior interesse nos clientes.

Como vimos neste texto, o WhatsApp CRM é uma ferramenta poderosa para as empresas B2B que desejam superar as complexidades do seu modelo de negócio, otimizando seu ciclo de vendas e melhorando a experiência do cliente.

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Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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