Índice
Muito se fala de pessoas tóxicas e de relações tóxicas, mas, e se a pessoa tóxica fosse você? Apontar o dedo ao outro é fácil, difícil é olhar para si mesmo em busca do autoconhecimento.
Vendo sob esse ângulo, este conteúdo vai te ajudar a identificar sinais de toxicidade psicológica em você mesmo, para que você possa mudar essa realidade e viver com mais equilíbrio e leveza.
Veja, a seguir, vários pontos que irão te ajudar a identificar o que é ser tóxico, o que te leva a isso e como se libertar desse problema. Confira!
Pessoas tóxicas são indivíduos que não sabem lidar consigo mesmas e nem com suas emoções, por isso, acabam projetando esse problema nas outras pessoas e nos ambientes, levando até a sugar a energia dos outros e a viver relacionamentos conturbados.
O estado de toxicidade psicológica pode se instalar na pessoa e reger sua vida criando situações difíceis e embaraçosas nos âmbitos sentimental, pessoal, familiar e profissional.
Na maioria das vezes esse estado advém de:
Saber identificar a toxidade psicológica em si é o primeiro passo para se libertar desse problema que traz tanta infelicidade e insatisfação na relação com os outros.
Veja, a seguir, estes sinais:
Um dos sinais de toxidade psicológica é o excesso de crítica que leva a pessoa a estar sempre apontando as falhas e os defeitos dos outros.
O excesso de crítica pode camuflar insatisfação consigo mesmo e um complexo de inferioridade, levando a pessoa a diminuir os demais, para não se sentir diminuída.
Outro sinal é o de querer ter o controle de tudo: manipular, ser autoritário, cometer abuso emocional e subjugar o outro para obter o que quer. Tudo isso, por insegurança e medo de ficar por baixo.
A negatividade se manifesta com excesso de reclamações e queixas, levando a ver sempre o que não se tem, ao invés de agradecer e valorizar o que já possui.
Esse comportamento negativo leva ao vitimismo, sempre culpando os outros pelo que não deu certo em sua vida.
A toxidade psicológica pode levar a pessoa a fazer drama de tudo e a ser arrastada por uma enxurrada de estresse e ansiedade, porque ela vê tudo em proporção exagerada e se apega no problema, em vez de focar na solução.
Sem querer, a pessoa tóxica acaba criando uma ilusão e mentindo para si mesma e aos demais.
Mentir é prejudicial porque nos impede de enfrentar a realidade e de assumirmos a responsabilidade pelo que nos acontece.
Uma pessoa tóxica nos relacionamentos tende a ser muito orgulhosa para esconder suas fraquezas, e por querer impor seus pensamentos sem dar espaço para dúvidas e pontos de vistas diferentes dos seus.
Se a dependência emocional é um desequilíbrio, ser independente em excesso e individualista demais também pode ser negativo.
Pessoa individualista demais, pode se tornar alguém manipulador, egoísta e até narcisista.
A toxidade psicológica se manifesta com frequência através da mágoa, rancor e sentimento de vingança.
Toda essa reatividade pode levar a pessoa a fazer pirraça, ter atitudes vingativas e fazer chantagens emocionais, transformando os relacionamentos em um verdadeiro inferno.
A psicóloga Roberta Zanatta explica, neste vídeo do seu canal, o que pode desencadear as atitudes tóxicas, como identificá-las em si e como lidar com esse problema:
Se você reconheceu algumas das atitudes tóxicas em si, que bom! Isso já é um primeiro passo para mudar essa realidade!
O próximo passo é adotar atitudes mais pró-ativas, equilibradas e conscientes.
Veja a seguir quais são estas atitudes:
Agora que já sabe de tudo isso, faça uma sincera autoavaliação. E se realmente identificar toxidade em ti, mude para o seu próprio bem!
Fontes:
Para mais conteúdos sobre autoconhecimento, veja:
Como os arquétipos de Jung podem contribuir para o nosso autoconhecimento?
O que é Eneagrama e como pode ser usado como instrumento de autoconhecimento?
Liderança, motivação e autoconhecimento não é exatamente o que estão vendendo por aí
Como Superar e vencer o medo em nós?
O que é e como evitar o vampirismo energético
13 dicas para começar o ano com o pé direito
Como ser atraente? Quem, ou o quê, você quer atrair?
Como ter autocuidado emocional: 10 Dicas!
Os 4 Compromissos para sermos felizes e termos mais liberdade
Solitude: como tirar proveito da solidão
Categorias: Segredos para ser feliz
ASSINE NOSSA NEWSLETTER