Índice
Quer um remédio simples, grátis e eficaz para combater ânsia, depressão e que ainda traz muitos benefícios à saúde mental? Journaling! Ou melhor, escrever um diário!
Nós gostamos de internacionalizar as coisas, então surgiu esse termo: journaling que virou o “respira fundo” da vez.
A verdade é que combater ânsia e depressão – que são os grandes males do século – poderia ser mais simples do que tomar Valium e Prozac se conseguíssemos entender o poder da respiração em controlar nossa mente, nosso foco, e por conseguinte, nossas ações. Mas talvez seja mais fácil escrever um diário. Por isso, o journaling se tornou tão popular.
Journaling é o hábito de manter um diário ou um caderno para escrever diariamente, ou pelo menos com certa regularidade.
Não existem regras rígidas, você pode explorar os diversos tipos de registros que é possível fazer. Escolha o que melhor te representar, ou o que for mais fácil para você.
A única regra é manter a regularidade da escritura, que pode ser à mão ou como preferir.
Você só precisa ter um caderninho e reservar um tempo para você todos os dias ou algumas vezes por semana. É como se você fosse fazer uma psicoterapia. Escrever um diário, ao mesmo tempo que te força a botar pra fora os sentimentos, te ajuda no autoconhecimento. A prática é muito simples e os benefícios são enormes.
Reserve um tempo para ti e, mesmo que não tenha nada para escrever, anote os pensamentos à medida que eles aparecerem. As palavras e os pensamentos não precisam fazer sentido, deixe-os seguir o fluxo da consciência.
Anote seus sonhos pela manhã todas as vezes que se lembrar deles. Os sonhos são uma forma de entrar em contato com seu subconsciente, eles vão te ajudar a se autoconhecer.
Anote o que você come para ser mais consciente sobre a sua alimentação, principalmente se você estiver lutando contra a balança ou tiver algum distúrbio alimentar. O diário poderá te dar informações importantes sobre o que você precisa mudar para emagrecer, engordar ou se sentir melhor.
O mesmo você fazer se estiver treinando para ganhar massa muscular ou para qualquer outro objetivo fitness. Com esse tipo de diário, você verá o progresso que fez ao longo do tempo.
Faça todos os dias uma lista de coisas pelas quais você é grato. O diário da gratidão é uma das ferramentas mais simples e eficazes para abandonar maus hábitos como o de reclamar, o vitimismo e o pessimismo.
Expresse seus sentimentos, pensamentos e ideias por meio de ilustrações, rabiscos ou esboços.
Escreva sobre como foi o seu dia. Pode ser uma palavra, um textão ou o que lhe der vontade de escrever (inclusive desenhar).
O bom desse tipo de diário será quando puder riscar os objetivos alcançados, os sonhos realizados ou as simples tarefas cotidianas feitas.
Não importa que tipo de diário você decida escrever. O simples ato de reservar um tempo para entrar em contato consigo, com sua mente, corpo e espírito é o que realmente importa. Os benefícios são muitos:
São vários os estudos e experimentos que comprovaram os benefícios de manter um diário ou, se preferirem, de praticar journaling. Confira!
Quem começa a escrever um diário dos sentimentos, pode sentir um certo mal-estar por colocar para fora feridas tão profundas. Mas a prática promete organizar e clarear os sentimentos. Com o tempo as feridas que foram para o papel já não estão mais tão dentro de nós, e começam a cicatrizar.
Vale a pena tentar: journaling é uma prática de autocuidado grátis e eficaz contra ânsia, depressão e desânimo. Uma forma de encontra-se e ser feliz.
Separe o caderinho 🙂
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Bucket List: lista de coisas a fazer antes de morrer. Você já fez a sua?
Estudos comprovam: praticar gratidão deixa as pessoas mais felizes
O que é Embotamento Afetivo: sinais, causas e como enfrentar o problema
Estoicismo, a Filosofia do Viver em Paz. 10 Ensinamentos para a Vida
Categorias: Segredos para ser feliz
ASSINE NOSSA NEWSLETTER