Índice
Cantar para muitos pode ser divertido, para outros um dom e há aqueles que consideram o soltar a voz uma verdadeira terapia. O fato é que quem gosta de cantar já sentiu os benefícios dessa prática. Até a própria ciência foi atrás de saber quais são estes benefícios. E um dos principais é que o ato de cantar melhora os estados psicológico e emocional de quem canta, que literalmente seus males espanta!
Desde a Antiguidade a música vem sendo utilizada como prática curativa. Povos antigos ritualizavam para os deuses e forças da Natureza utilizando os cantos e a música.
No mundo contemporâneo temos a terapia da música ou musicoterapia, que pode até ajudar na melhora da depressão, esquizofrenia e outros problemas mentais, emocionais e até físicos.
Existe também a neuromusicoterapia que é a aplicação da música em tratamentos neurológicos, como em casos de pacientes de Mal de Parkinson e Alzheimer.
Vários estudos científicos voltados às pessoas que se dedicam a cantar, sejam sozinhas ou em grupos, como os corais, constataram muitos benefícios conquistados por essa atividade musical.
Para saber mais como o cantar faz bem, conheçam os 23 benefícios dessa prática:
{index}
Cantar contribui para a liberação de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de euforia e prazer, e da oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Estas substâncias propiciam um estado de bem-estar em nós.
Cantar pode melhorar as sinapses e funções cognitivas do cérebro contribuindo para pensarmos com mais lucidez e clareza.
Estudos feitos com pessoas pertencentes a corais musicais constatou que cantar ajuda a melhorar a saúde e a expectativa de vida.
O efeito calmante do cantar ajuda a reduzir a pressão sanguínea.
Cantar movimenta o diafragma ajudando a fortalecer o abdômen, os músculos das costas e da face ajudando a tonificá-los.
A empatia pode ser aumentada com o ato de cantar. Cantando vários tipos de músicas e em várias ocasiões congregamos com outras culturas e pessoas.
O canto é um ato de expressividade, ao cantar expressamos sentimentos, emoções e ideias, com criatividade e o jeito de cantar de cada indivíduo.
Cantar em coral ou com outras pessoas, além de ser divertido, nos ajuda a sociabilizar e confraternizar em comunidade através da música e do canto.
Estudos médicos indicaram que o canto pode ajudar na melhora da saúde de pacientes com doença de Parkinson, beneficiando a fala, a deglutição, a coordenação e o equilíbrio.
Para cantar precisamos saber a letra da música e por isso cantar é uma boa maneira de treinar a memória e manter o cérebro ativo.
O canto diminui os níveis de cortisol e, por consequência, o estresse e a ansiedade, tendo um efeito positivo sobre o sistema imunológico.
O canto pode ser utilizado como terapia complementar para ajudar na melhora do estado de saúde de idosos, deficientes e doentes em geral. Cantar estimula importantes áreas do corpo, como: pulmões, cérebro, garganta, músculos e mente.
Especialistas médicos acreditam que o canto pode fortalecer os músculos da garganta e do palato, o que ajuda tratar o ronco e a apneia do sono.
Podemos compartilhar momentos de cantoria com outras pessoas ampliando nosso circulo de amizade.
Vários educadores, métodos pedagógicos e sistemas de educação se valem do canto e da música para ensinar várias disciplinas. A música, desde a infância, é tão importante quanto aprender a ler e escrever e contribui para o desenvolvimento da fala.
Cantar nos ajuda a desligar das tensões do dia a dia e a sair do estado de alerta que produz adrenalina gerando estresse e ansiedade, por isso cantar ajuda a relaxar.
Ao cantar sentimos a canção e liberamos emoções contidas, dessa forma podemos reconhecer em nós emoções e lembranças guardadas em nossa memória.
Ao nos encorajarmos a cantar superamos complexos e medos de nos expôr e vencemos também a timidez e a vergonha dos outros.
Cantar ativa nossa sensibilidade ao sermos tocados pela melodias e letras que ouvimos. Quanto mais refinadas e de qualidade as músicas forem, melhor para nossa sensibilidade.
Para vocalizar as palavras de uma forma melodiosa exercitamos nossas cordas vocais e articulamos nossa fala e sua sonoridade, enfim cantar é um bom exercício para verbalizamos melhor.
Quando cantamos, precisamos respirar de forma mais profunda e regulada à cada pausa da música. Cantando massageamos o diafragma, que se contrai ao inspirar e se solta ao expirar, movimentado de forma regulada os nossos pulmões.
Cantar pode ser uma ótima opção de lazer e hobby, ajudando a sair da rotina e ainda proporcionar prazer e satisfação por cantar.
Festas musicais, brincadeiras cantantes, karaokês com a família e os amigos ou até cantar sozinho uma canção que gosta, são formas de promovermos a alegria e momentos de satisfação em nossas vidas. Repertório musical não irá faltar: samba, ópera, sertanejo, rock, pagode, axé, bossa-nova, hip-hop, romântica, gospel e outras.
O importante é sentir-se bem! Para comprovar todos estes benefícios, cante mais e solte a voz mesmo que seja desafinada. Deixe de lado a vergonha, a autocrítica e a preocupação com o que os outros vão achar ou pensar. Não é a toa que os bebês se acalmam quando ouvem uma canção de ninar, não é mesmo?
Cantar é uma boa terapia e ainda por cima é grátis, é só cantar! Tem gente que canta até na rua! Podemos cantar em várias situações, o que importa é ser feliz ao realizarmos o que nos faz bem e é saudável!
Talvez te interesse ler também:
BALLET ADULTO → QUEM DANÇA OS MALES ESPANTA! NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR
Categorias: Segredos para ser feliz, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER