Enfrentar uma separação e o fim de um relacionamento é algo realmente difícil. Aqueles que se viram forçados a fazê-lo sabem bem disso. Mas um novo estudo sugeriu três estratégias que poderiam ajudar, em diferentes graus, a superar esse momento crítico.
Sandra Langeslag, professora de psicologia e diretora do Neurocognition of Emotion and Motivation Lab da Universidade do Missouri-St. Louis, conduziu uma nova pesquisa considerando diferentes estratégias potencialmente úteis para superar o fim de um relacionamento amoroso.
1. Pensar negativamente sobre o ex
2. Lembrar positivamente sobre ex
3. Concentrar-se em pensamentos positivos que não digam respeito ao próprio ex
Langeslag e seu grupo de pesquisa estudaram 24 pessoas com idades entre 20 e 37 anos, que tiveram um relacionamento de longo prazo, concluídos em média depois de 2 anos e meio.
Os psicólogos dividiram os sujeitos em 4 grupos, usando diferentes estratégias. Os membros do primeiro grupo pensaram negativamente em seus ex. Aqueles do segundo grupo, em vez disso, lembraram positivamente do ex. O terceiro grupo se concentrou em coisas positivas que não diziam respeito ao próprio ex. Ao quarto grupo, o de controle, não fora solicitado de pensar em nada de específico.
Posteriormente, os pesquisadores mostraram imagens dos ex aos participantes, medindo a intensidade de suas emoções através de eletrodos e submetendo-os a um questionário.
Todas as três estratégias reduziram a resposta emocional na frente das fotos em comparação com o grupo de controle. Mas apenas aqueles que pensaram negativamente em seus ex relataram que sentiram ainda menos amor por eles mas as mesmas pessoas também relataram uma piora no humor em comparação com o início do estudo.
O terceiro grupo, através de uma estratégia de distração destinada a evitar pensar sobre o amor perdido, relatou uma melhora no humor que não afetou os sentimentos com relação ao ex. De qualquer forma, essas eram soluções de curto prazo.
“A regulação do amor não funciona como uma chave liga / desliga”, disse Langeslag.
Superar o fim de um amor leva tempo, e isso não requer evidência científica.
De qualquer forma: paciência, que vai passar! Enquanto isso, vai usando uma das estratégias sugeridas neste estudo que fora publicado no Journal of Experimental Psychology.
Talvez te interesse ler também:
ERROS A EVITAR E ESTRATÉGIAS A APLICAR PARA ENFRENTAR UMA SEPARAÇÃO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL
QUANDO A RELAÇÃO TERMINA E VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA
DIVÓRCIO: COMO ENFRENTAR ESSA BARRA DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL (INCLUSIVE QUANDO TIVER FILHOS)
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO?
Categorias: Segredos para ser feliz, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER