Índice
Quem é Eckhart Tolle? Ulrich Leonard Tolle, conhecido mundialmente como Eckhart Tolle, nasceu em Lünem, Alemanha, em 16 de fevereiro de 1948. É um escritor que se tornou famoso, principalmente por causa de um livro que ele escreveu sobre a descoberta da importância de viver o momento presente.
Este livro escrito em 1997 recebeu o título de O PODER DO AGORA
Eckhart Tolle, antes de seu livro O Poder do Agora era uma pessoa deprimida e problemática. Aos 29 anos, depois, de viver uma crise existencial muito forte, ele vivenciou uma transformação interior.
Depois, de ter passado por esse choque de realidade, passou vários anos absorto em uma profunda experiência interior.
Posteriormente, mudou-se para a América do Norte, onde escreveu o seu primeiro livro, O Poder do Agora, que foi publicado em 1997.
Em seguida, Tolle foi morar em Vancouver, Canadá, onde viveu, por mais de uma década.
Ulrich Leonard Tolle descreve sua infância como infeliz, principalmente, a fase em que morou na Alemanha.
Durante esta fase, seus pais lutavam muito pela sua sobrevivência, enquanto ele se sentia isolado e hostilizado na escola.
Esta época, pós Segunda Guerra Mundial, que havia deixado um rastro de dor e destruição na Alemanha, repercutiu na vida de Tolle e sua família.
Seus pais acabaram se separando e aos 13 anos de idade, ele foi para Espanha morar com seu pai.
O pai dele não insistiu para que ele fizesse o ensino médio. Tolle preferiu estudar astronomia, literatura e línguas em casa.
Com 19 anos de idade, ele foi morar na Inglaterra e, durante três anos, ensinou alemão e espanhol, em uma escola de línguas, na cidade de Londres.
Tolle vivia muito inquieto com sua vida, sentia ansiedade, depressão e medo, foi então que ele começou a procurar respostas para seus dilemas.
Aos 22 anos ele decidiu buscar as repostas que procurava, estudando filosofia, psicologia e literatura, foi, então que se matriculou na Universidade de Londres.
Após graduar-se, ele recebeu uma bolsa de estudos para realizar uma pesquisa na Universidade de Cambridge, como estudante de pós-graduação, no ano de 1977.
Após terminar sua pesquisa de pós-graduação,Tolle passou a ser procurado por ex-alunos de Cambridge e por pessoas que lá conheceu, por causa de suas ideias e pensamentos. Ele então começou a atuar como professor e orientador espiritual.
Ao longo do tempo, as pessoas que o procuravam para receber seus ensinamentos, foram aumentando.
Ele então resolveu mudar-se para Glanstonbury, três horas a oeste de Londres, um grande centro de vida alternativo.
Em 1995, após ter visitado a Costa Oeste da América do Norte, várias vezes, ele resolveu morar em Vancouver, Bristish Columbia, onde conheceu Kim Eng, que veio a se tornar sua esposa.
O Primeiro livro de Tolle, O Poder do Agora, foi publicado pela primeira vez em 1997 pela Editora Namaste, com apenas 3000 cópias na primeira edição.
No início,Tolle entregava alguns exemplares de seu livro, semanalmente, para algumas pequenas livrarias em Vancouver.
O que realmente intensificou a divulgação de seu primeiro livro foi a ajuda de seus amigos.
Os exemplares desse livro foram levados pelos amigos e admiradores de Tolle, às mais diversas e distantes livrarias espiritualistas.
O seu primeiro livro foi publicado pela primeira vez sob direitos autorais, pela Biblioteca do Novo Mundo em 1999.
Em 2000, a famosa apresentadora de TV norte americana Oprah Winfrey recomendou o livro, O Poder do Agora, em sua revista.
Em agosto de 2000, esse livro chegou ao New York Times-Best Seller na lista de Assessoramento Hard Cover.
Depois de mais de dois anos, esse livro se tornou o número um na lista do New York Times.
Em 2008, o livro foi traduzido do Inglês para 33 idiomas.
Foi traduzido, até, em árabe.
Em 2003, Tolle, publicou o seu segundo livro: O Poder do Silêncio.
No ano de 2005, teve seu o seu terceiro livro publicado: A Nova Terra, que assumiu a posição número 1 na lista do New York Times Best Seller, várias vezes entre março e setembro de 2008.
A partir de 2008, Tolle em parceria com Oprah realizaram uma série de webinários.
As sessões semanais de webinários tinham a proposta de abordar, através das conversas entre Tolle e Oprah Winfrey, temas como: meditação: o poder do silêncio, e também respondia às perguntas dos telespectadores, feitas via Skype.
Cada webinário focava em um capítulo do livro Nova Terra de Eckhart Tolle.
O terceiro webinário dessa série teve mais de 11 milhões de espectadores.
Tolle passou a dar palestras e workshops, em Inglês e, eventualmente, em alemão ou espanhol, e também a realizar seminários e retiros, em várias partes do mundo.
Em 2009, Tolle criou um site com suas apresentações em vídeo, chamado Eckhart Tolle TV.
Em junho de 2009, Tolle e o ator Jim Carrey, foram manchete da primeira conferência da Aliança Global para Transformacional Entertainment, ou GATE, da qual ambos são fundadores honorários.
Em setembro, ele fez parte com o Dalai Lama e outros oradores da Cúpula da Paz Vancouver.
Em uma noite, no ano de 1977, com a idade de 29, após viver por um período prolongado os efeitos da Síndrome do Pânico, Tolle experimentou uma “transformação interior”.
Naquela noite, ele acordou, em meio a uma agitação mental muito intensa e, por um momento, olhou aquela situação como se estivesse de fora e disse, para si mesmo:
Eu não posso viver assim comigo mesmo por mais tempo!
E, após isso, surgiu uma questão: Quem é esse que não pode viver comigo? Quem eu sou ?
Nesse momento ele se viu no vazio.
Nesta experiência, Tolle se deu conta dos processos da mente e os diversos eus (formas-pensamentos) que a fragmenta, e teve um choque de realidade.
Na manhã seguinte, ao acontecido, ele acordou mais calmo.
Sentiu paz porque não estava mais dividido.
Havia se instalado nele uma sensação de Presença ou Ser, um Observador.
Para Tolle sua visão da vida havia se tranformado: Tudo era milagroso e sentia uma profunda Paz.
Posteriormente, Tolle parou de estudar para seu doutorado, e passou cerca de dois anos a meditar, sentado nos bancos dos parques em Russell Square, centro de Londres,
Tolle, também, mudou seu primeiro nome de Ulrich para Eckhart, em homenagem ao filósofo místico alemão, Meister Eckhart.
Tolle escreve na introdução de seu segundo livro, Stillness Speaks (No Brasil, O Poder do Silêncio), que :
Um verdadeiro professor espiritual não tem nada para ensinar, para dar ou acrescentar, seja informações, crenças ou regras de conduta.
A única função do professor é ajudar a remover o que impede a pessoa de enxergar a verdade.
As palavras só são placas de sinalização.
Para Tolle, o seu livro O Poder do Agora, reafirma, de forma atual, um ensinamento espiritual atemporal, que é a essência de todas as religiões.
As religiões tornaram-se tão encobertas de conceitos que a verdadeira essência ficou obscurecida, provocando mais separação, do que união, entre as pessoas.
A consciência é o espaço em que os pensamentos acontecem, quando se dá o processo de percepção do pensamento e da consciência, o ser humano se torna consciente de seus processos mentais.
A principal causa de infelicidade nunca é a situação, mas os pensamentos sobre a mesma.
A identificação inconsciente com nossas memórias e pensamentos sobre o passado nos leva a desenvolver o corpo de dor.
De acordo com uma matéria, de 2009, no New York Times, Tolle não segue nenhuma religião, mas utiliza, como fundamentos dos conteúdos transmitidos em seus livros, palestras, webinários e vídeos, os ensinamentos do Taoísmo, Hinduísmo, Zen Budismo, Judaísmo, Cristianismo, Gnosticismo, Sufismo e dos pensadores, como, Jiddu Krishnamurti e Ramana Maharshi.
Suas mensagens também agregam o conhecimento passado por vários pensadores e sábios de nossa História, tais como: Zoroastro, Lao Tzu, Mahavira, Sidarta Gautama, Heráclito, Parmênides, Jesus, Epicteto, Marco Aurélio, Rumi, Meister Eckhart, Hafiz, Rinzai Gigen e Ralph Waldo Emerson.
Em 2008, um artigo no New York Times se referiu à Tolle como: O autor espiritualista mais popular espiritual nos Estados Unidos.
Em 2011, ele foi incluído pela revisão Watkins, na lista das 100 pessoas vivas mais influentes da espiritualidade.
Até 2009, as vendas totais de O Poder do Agora e A Nova Terra, na América do Norte, tinha sido estimado em três milhões e cinco milhões de cópias, respectivamente.
Em 2008, cerca de 35 milhões de pessoas participaram de uma série de 10 webinarios, ao vivo e também, assistindo pela TV, Tolle sendo entrevistado pela apresentadora Oprah Winfrey.
Entre as celebridades que acompanham e admiram o trabalho de Tolle, estão: Tony Hawks, Annie Lennox, Gillian Anderson, Jeff Goldblum, Zach Galifianakis, Oprah Winfrey, Ben Stiller, Brett Kirk, Meg Ryan, Jim Carrey, Trey Anastasio, Michelle Ang, Rainn Wilson e Dusty Baker.
Os conteúdos de Eckhart Tolle nos propõem uma nova forma de pensar e ver a vida. A seguir mostramos alguns deles:
Sempre que sentir que a negatividade está a surgir, dentro de si, seja ela provocada por algum fator externo, por algum pensamento, ou até mesmo, nada de especial, encare-a como uma voz que lhe diz : “Atenção, Aqui e Agora. Acorda!”
Mesmo a mais pequena irritação é significativa e precisa ser reconhecida e observada, de outro modo, haverá uma acúmulo de reações inobservadas.
Você poderá, simplesmente, ver-se livre da reação, logo que, compreenda que não quer esse campo de energia, dentro de si, a qual, não serve para nada. Certifique-se de que se libertou dela, completamente.
Se não se libertar dela, aceite, simplesmente, que a mesma existe e preste atenção à sensação que provoca em você.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 196).
Estar dominado por uma reação que, em último caso, é sempre uma forma de medo, é ser arrastado para uma inconsciência profunda.
Tais desafios serão os seus testes.
E a maneira como os enfrenta mostrará, à si e aos outros, onde você se encontra, no que diz respeito ao seu estado de consciência.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 90)
Quando deixamos de nos identificar, totalmente com as formas, a consciência, quem somos, é liberada do seu aprisionamento à forma.
Esta libertação é o despontar do espaço interior.
Chega como uma espécie de quietude, uma paz sutil, que se apodera de nós, inclusive perante algo, aparentemente, negativo.
De repente, cria-se um espaço em volta do acontecimento.
Há um espaço ao redor dos altos e baixos emocionais e em volta da dor.
E, acima de tudo, existe um espaço entre os nossos pensamentos.
Esse espaço emana de uma paz que não é deste mundo, pois este mundo é a forma, e a paz é o espaço.
Esta é a PAZ é de DEUS.
Agora podemos apreciar e honrar as coisas deste mundo, sem lhes dar uma importância e um significado que não têm.
Podemos participar na dança da criação e ser ativos, sem apego aos resultados e sem fazer exigências despropositadas ao mundo, querendo, que nos faça: realizados, felizes, seguros e saber quem somos.
O mundo não nos pode dar estas coisas e, quando deixamos de ter estas expetativas, todo o sofrimento, criado por nós próprios, chega ao fim.
Todo este sofrimento deve-se a uma super valorização da forma e a inconsciência da dimensão do espaço interior.
Quando esta dimensão está presente em nossa vida, podemos desfrutar das coisas, das experiências e dos prazeres dos sentidos,sem nos perdermos neles, sem um apego interior, aos mesmos, ou seja, sem nos viciarmos no mundo.
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 185)
Algumas das pessoas que, através da ação criativa, enriquecem as vidas de muitas outras, limitam-se a fazer o que lhes dá mais satisfação, sem quererem atingir ou tornar-se alguma coisa, através dessa atividade.
Podem ser músicos, artistas, escritores, cientistas, professores, construtores ou podem manifestar novas estruturas sociais ou empresariais.
Durante alguns anos, a sua esfera de influência permanece limitada, porém, súbita ou gradualmente, uma onda de poder criativo pode fluir para aquilo que fazem e a sua atividade expande-se, para além de tudo o que poderiam ter imaginado e acaba por afetar inúmeras pessoas.
Além da satisfação, é acrescentada uma intensidade ao que fazem e, vem uma criatividade que transcende tudo o que um ser humano comum poderia alcançar.
Não permita que isso lhe suba à cabeça, pois podem existir reminiscências ocultas do ego.
Você não deixa de ser um ser humano comum.
O extraordinário é o que vem através de si, para este mundo.
Você partilha essa essência com todos os seres.
O poeta persa e mestre sufista do século XIV, Hafiz, exprime esta verdade de um modo belíssimo:
Eu sou um orifício numa flauta, através do qual passa o sopro de Cristo.
Ouçam esta música!
Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 243)
O ego adora reclamar e se ressente, não só de pessoas, como das situações.
O que podemos fazer com alguém, também fazemos com uma circunstância, transformando em adversidade.
Os pontos implícitos são sempre os mesmos:
Isso não deveria estar acontecendo.
Não quero estar aqui.
Estou agindo contra minha vontade.
O tratamento que estou recebendo é injusto,etc.
E, é claro, o maior inimigo do ego, acima de tudo isso, é o momento presente, ou seja, a vida em si, o agora.
Não confunda a queixa com a atitude de informar alguém de uma falha ou de uma deficiência, para que possa ser sanada.
Abster-se de reclamar não corresponde, necessariamente, a tolerar algo de má qualidade, nem um mau comportamento.
Não há interferência do ego, quando dizemos ao garçom que a comida está fria e precisa ser aquecida, desde que, nos atenhamos ao fato.
-Como você se atreve a me servir uma sopa fria?
Isso é se queixar, isso é ego.
Nessa situação, existe um “eu” que adora se sentir, pessoalmente, ofendido pela comida fria e ele aproveitará esse fato, ao máximo, um “eu” que aprecia apontar o erro de alguém.
A reclamação, a que me refiro, está a serviço do ego e não da mudança.
Algumas vezes fica óbvio que o ego não deseja que algo se modifique, para que possa continuar se queixando e continuar existindo.
Veja se você consegue capturar, ou melhor, perceber, a voz na sua cabeça, no exato instante em que ela esteja reclamando de algo, e reconhecê-la, pelo que ela é:
A voz do ego é um padrão mental condicionado, um pensamento.
Sempre que a observar, compreenderá que você não é essa voz, e sim aquele que tem consciência dela.
Na verdade, você é a consciência, que está consciente da voz.
Atrás, em segundo plano, está a consciência.
À frente, se situa a voz, aquele que pensa, o ego.
Dessa maneira, você estará se libertando do ego, livrando-se da mente não observada.
No momento em que você se tornar consciente do ego, a rigor, ele não será mais o ego, e sim um velho padrão mental condicionado.
O ego implica inconsciência.
Ele e a consciência não conseguem coexistir.
O velho padrão mental, ou hábito mental, pode sobreviver e se manifestar, por mais um tempo, porque tem o impulso de milhares de anos de inconsciência humana coletiva, atrás de si.
No entanto, toda vez que é reconhecido, ele se enfraquece.
Só a prática da auto-observação consciente leva ao despertar da consciência e, consequentemente, à eliminação do ego.
Eckhar Tolle
Vivemos pensando no que aconteceu no passado e preocupados com o futuro.
Esquecemos de viver inteiros no momento presente.
Condicionamos nossa felicidade a luta diária e à conqusitas futuras.
A mensagem, de Eckhart Tolle, é simples é mensagem simples:
Viver o Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação.
O Poder do Agora é um livro que contribui para o desenvolvimento de nosso potencial interior.
Em síntese, este livro, nos recorda a tomar consciência dos pensamentos e emoções, que nos impedem de vivenciar a vida de uma forma mais plena e harmonosa ..
Agora, fiquem com este vídeo no qual, o próprio Eckhart Tolle fala sobre a diferença, entre fé e crença.
Uma boa reflexão vale mais que milhares de explicações, conceitos e definições!
Talvez te interesse ler também:
Sinta o Poder do Agora com os Animais
Categorias: Segredos para ser feliz, Viver
Publicado em 22/01/2021 às 4:11 am [+]
Parabéns pelo blog. Irei acompanhar. 5125919