Índice
Muitas pessoas acham que ficar rememorando é o passado é uma forma de não superá-lo e de impedir que o presente se realize sem amarras. Entretanto, um novo estudo afirma que a saudade faz bem à saúde.
A pesquisa da Universidade de Southampton (Inglaterra), de acordo com a Superinteressante, foi feita com voluntários que escutaram músicas antigas com letras sentimentais. Foi pedido a eles que recordassem de suas lembranças afetivas para que o estudo compreendesse como eles se sentiam após esse momento saudoso.
Um dos principais sentimentos relatados pelos voluntários foi o de “autocontinuidade”, devido à conexão estabelecida com o passado deles. Segundo os pesquisadores, quando nos conectamos com o nosso passado, passamos a compreender melhor quem somos.
Além de passar a limpo a nossa própria história, o saudosismo nos dá uma sensação de ligação social, pois nos sentimos pertencentes a um grupo.
O resultado da pesquisa concluiu que o elo com o passado aumenta a vitalidade e nos prepara melhor para lidar com o presente e com o futuro. Os voluntários, após o experimento, relataram que se sentiam bem dispostos, porque a nostalgia, segundo os especialistas, tende a aparecer em momentos de tristeza e solidão.
Para Tim Wildschut, um dos pesquisadores do estudo, a nostalgia funciona como uma “resposta imunológica psicológica”, pois esse sentimento surge, em geral, quando passamos por dificuldades, funcionando como um mecanismo de defesa.
O passado cria uma narrativa de sentido para a nossa vida. Por isso é tão importante guardá-la na memória e em objetos. O passado é a nossa herança.
10 LIÇÕES DE VIDA RETIRADAS DE CÉLEBRES FRASES DE ALBERT EINSTEIN
Categorias: Segredos para ser feliz, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER