Índice
Nunca na história da humanidade a fama e o sucesso financeiro foram tão valorizados. Com o advento das redes sociais, todo mundo parece ter uma história de superação para contar e mostrar que o sucesso está ao alcance de qualquer um. Nada é mais falacioso e cruel que isso, afinal, na crença de que “o sol nasce para todos”, basta abrir um canal no YouTube e mostrar suas habilidades para ter fama e dinheiro. Quando isso não acontece, a culpa é sua e somente sua. Você não soube performar e sequer tem espaço para falar sobre seus fracassos e frustrações, pois todo mundo só quer saber de sucesso. Como lidar com fracassos e com a angústia de não ter o que supostamente todos têm?
As redes sociais estão repletas de imagens e histórias de pessoas que parecem ter vidas perfeitas, cheias de conquistas, viagens luxuosas e momentos de alegria constante. Acredite: É tudo FAKE! Se não for totalmente falso, a história tem muito filtro e encenação. Abandone as redes sociais ou apenas entre com essa consciência, pois a exposição constante ao ideal de perfeição cria uma pressão enorme sobre quem consome esse tipo de conteúdo, levando muitos a se sentirem fracassados e frustrados por não atingirem os mesmos padrões (falsos) de vida.
A comparação é uma das principais causas de sentimentos de fracasso e frustração. Quando nos comparamos constantemente com as vidas “perfeitas” que vemos nas mídias sociais, esquecemos que essas postagens geralmente mostram apenas os melhores momentos, deixando de lado os desafios e dificuldades que todos enfrentam. A comparação é uma visão distorcida da realidade porque despida de subjetividade.
Sentir-se fracassado e frustrado por não ter o que todos têm pode ter um impacto profundo na saúde mental. Esses sentimentos podem levar à ansiedade, baixa autoestima, depressão e suicídio.
A pressão para alcançar o sucesso e a fama, combinada com a comparação constante, podem criar um ciclo vicioso de negatividade que é difícil de quebrar. Busque ajuda profissional e saiba que terapia grátis existe.
O fracasso é uma parte inevitável da vida e pode ser uma grande fonte de aprendizado. Em vez de ver o fracasso como um fim, enxergue nele uma oportunidade de conhecimento. Cada fracasso nos ensina algo novo sobre nossos objetivos e sobre nós mesmos.
Reavalie suas expectativas, pergunte a si mesmo se suas metas são atingíveis e, sobretudo, se são de seu próprio desejo. Você gostaria mesmo de ter fama e sucesso ou essa é apenas uma demanda social para um reconhecimento pessoal?
No caso que você acreditar que a fama e o sucesso são do seu desejo pessoal, seja realista e celebre as pequenas conquistas ao longo do caminho para manter a motivação, a autoestima e para superar as eventuais frustrações que fazem parte do processo.
A primeira etapa para lidar com fracassos e frustrações é aceitar e reconhecer seus sentimentos. Permita-se sentir tristeza, decepção ou raiva. Essas emoções são naturais e fazem parte do processo de cura. Não se julgue por se sentir mal; em vez disso, dê a si mesmo o tempo necessário para processar essas emoções.
Nunca desista e outras frases de autoajuda tóxica podem fazer mais mal que bem. Às vezes, desistir é o melhor negócio porque existem outras alternativas, outras possibilidades, outras formas de ter sucesso. Avalie o seu caso.
No mundo das redes sociais todo mundo pode tudo, só que não. Não é bem assim. O lado do fracasso existe, mas ninguém conta; o lado da frustração existe, mas todos escondem. Esse tema lembra muito o “Poema em linha Reta” do Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, no qual ele começa…
“Nunca conheci quem tivesse levado porrada
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo”…
Acredite, fama e sucesso é historinha para inglês ver. Na verdade, todo mundo sofre, perde, se frustra, tem insônia, depressão e ansiedade. Há muitos casos sobre isso: Amy Winehouse, Kurt Cobain, Heath Ledger, etc, etc, etc.
Fontes:
Leia também:
Programação Neurolinguística: O que é e Benefícios para o Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Humano: Os 12 Passos da Jornada do Herói pra você ser o herói da sua própria vida
6 Necessidades Humanas que se Não Satisfeitas, Causam Transtornos Psicológicos
Escala de Hawkins: A Influência das Emoções na Energia da Vida
Descubra a Si Mesmo: 12 Perguntas Essenciais para o Autoconhecimento
Categorias: Segredos para ser feliz
ASSINE NOSSA NEWSLETTER