Índice
Sabe o que os grandes avatares, personagens heroicos e pessoas comuns que superaram seus desafios têm em comum? Eles seguiram a Jornada do Herói decifrada pelo escritor, mitólogo e psicólogo Joseph Campbell em suas obras O Herói das Mil Faces e Jornada do Herói, que têm como base os arquétipos do psicólogo suíço Carl Gustav Jung.
A Jornada do Herói é a trajetória do desenvolvimento humano que requer força de vontade, dedicação e ação.
As grandes produções cinematográficas como Matrix e Harry Potter, e os contos reproduzidos por Walt Disney, utilizaram as etapas da Jornada do Herói para os roteiros das histórias de seus personagens.
A Jornada do Herói é marcada por 12 etapas:
Seguem as descrições de cada etapa da Jornada do Herói:
Muitos de nós já deve ter passado ou está passando por um momento marcado pela rotina, a monotonia, como se estivéssemos travados e presos em nós mesmos.
Queremos mudar, mas não sabemos por onde começar, ou temos medo de arriscar e tudo continua sempre igual. Ficamos acomodados em nossa zona de conforto.
Mesmo conformados com nosso mundinho, algo dentro de nós insiste em pulsar, lembrando que existe uma força e um poder dentro de nós querendo se manifestar e se expressar e nós continuamos protelando e reprimindo essa energia.
Já que não tomamos uma atitude, a vida toma por nós e começam a vir as mudanças inesperadas, que fogem do nosso controle: pode ser a perda de um emprego, a necessidade de mudar de cidade, uma separação, um luto, uma crise financeira ou uma doença. Nosso mundo desmorona. E nos vemos na iminência de seguir a Jornada do Herói!
Tememos os desafios que temos pela frente, resistimos e nos desesperamos.
Queremos de volta a nossa ilusória segurança e zona de conforto, mesmo estando infelizes, esse era o nosso mundinho conhecido.
Diante dos desafios e mudanças, o herói precisa se adaptar, ter resiliência e atitude para superar as dificuldades que tem pela frente, e assim poder avançar, dando um novo rumo à sua vida. Nessa etapa, surgem pessoas para o apoiar, motivar e orientar, que contribuirão para o seu crescimento. Ele não está sozinho!
Esta fase, representa que aos poucos o herói vai se recuperando do baque e se erguendo. Ele se levanta da queda e arruma força para seguir em frente, se aprimorando e tirando aprendizado de tudo que teve que passar, tornando-se o herói de sua própria vida. Aos poucos surge um novo mundo, uma realidade diferente.
Novas experiências trazem outras possibilidades, mas também novos obstáculos pela frente, na forma de pessoas ou situações. E o herói, precisará agir com tenacidade e firmeza de propósito, se não quiser fracassar e se entregar ao desânimo.
Cada avanço e progresso traz também novos aliados que vêm para lhe ensinar, ampliar sua visão de mundo e contribuir para ele realizar sua Missão de Vida.
Em meio a tantas mudanças, surgem os conflitos internos, as dúvidas, o medo da derrota e de sofrer novamente. E, diante da fragilidade, só resta ser forte.
O passado e o medo ainda insistem em colocar o herói à prova, a cada passo de sua nossa jornada, mas para avançar é preciso enfrentá-los, abraçar a mudança e fortalecer a confiança em si mesmo e na vida.
As etapas superadas trazem como prêmio e recompensa, novas habilidades, o desenvolvimento de capacidades que o herói nem sabia que tinha, e a conquista de seu desenvolvimento.
Aos poucos a reviravolta vai se acalmando, as ideias assentando, o novo mundo se estruturando, o herói se sente mais sereno e fortalecido.
Aquilo, dentro do herói, que não servia mais e estava ultrapassado, morreu e deu lugar ao novo. Deste processo advém a ressurreição. Nessa etapa, o herói se sente renascido, um novo ser humano.
Agora, o herói com toda sua bagagem interna e coragem, pode agregar valor à outras pessoas em suas transformações. O maior mundo que ele conquistou não foi o externo, mas o interno, e isso o capacita a ajudar o próximo.
Veja neste vídeo do canal Epifania Experiência uma explicação ilustrada sobre as etapas da Jornada do Herói:
Joseph Campbell, com o simbolismo da Jornada do Herói, representou o que todo ser humano passa.
É claro que cada um sentirá e reagirá às etapas da Jornada do Herói de uma maneira pessoal. Entretanto, assim como é com a Natureza, também estamos sujeitos aos ciclos e fases da Vida e a Jornada do Herói representa isso.
Sobre a finalidade da Jornada do Herói para a vida humana, Joseph Campbell, disse:
“A caverna que você teme entrar é a que esconde o tesouro que você procura.”
” A vida não tem significado. Cada um de nós tem significado e o trazemos à vida. É um desperdício fazer a pergunta quando você é a resposta.”
Agora, conhecendo a Jornada do Herói, você pode até identificar em sua jornada e em que etapa se encontra. Pense nisso!
Fontes:
Veja mais conteúdos sobre Desenvolvimento Humano em:
Programação Neurolinguística: O que é e benefícios para o desenvolvimento pessoal
Descubra a Si Mesmo: 12 Perguntas essenciais para o autoconhecimento
6 Necessidades humanas que se não satisfeitas, causam transtornos psicológicos
Categorias: Segredos para ser feliz
ASSINE NOSSA NEWSLETTER