Índice
“Situationship” é o novo nome para aquela velha história de “ficar”. Você se lembra do tempo em que dizíamos: “tô ficando, ou saindo, com Fulano(a)”? Pois é! Estamos falando das relações indefinidas, do “vou ficar ficando”, “vamos ver no que vai dar”, “não gosto de rótulos” e por aí vai. Esse tipo de relação, que não é namoro nem amizade, pode causar muito mal-estar àqueles que o vivenciam. Vamos falar sobre isso?
Situashionship é um tipo de relacionamento indefinido, que além de não se dar nome aos bois (é namoro? Amizade colorida? Paquera?) não tem expectativas, nem deixa limites claros.
Pode envolver intimidade emocional e física, mas de maneira muito casual, “quando der”, quando rolar”, sem compromisso!
No começo das relações, é normal não ter definições claras, afinal, as pessoas estão se conhecendo. Mas a situationship se configura quando uma ou mais pessoas envolvidas se sentem inseguras sobre o status do relacionamento e para onde ele pode estar indo.
Se você está envolvido romanticamente com alguém, mas não sabe que nome dar a esse relacionamento, você está em uma situationship, ou seja, está em uma relação indefinida, que não tem nome formal. Antes era coisa de adolescente, mas hoje em dia isso acontece muito com adultos, principalmente porque vivemos em um mundo líquido, com aplicativos de namoro que facilitam esse tipo de relação descompromissada.
Não se trata apenas do “ficar ficando”. Existem diferentes tipos de situationship que podem indicar se você está nessa situação. Aqui estão alguns sinais para avaliar se você está vivenciando uma situationship
Entender esses sinais pode ajudar a determinar se você está em uma situationship e tomar decisões mais conscientes sobre o seu relacionamento.
A falta de comprometimento ou de clareza no tipo de conexão emocional que está se formando pode causar angústia, ansiedade, estresse, incerteza e insegurança. A pessoa às cegas na situação se sente usada, enganada, passada para trás. Esses sentimentos levam à solidão, depressão, raiva, rejeição e baixa autoestima.
Relações desse tipo causam sentimentos de vergonha e culpa, especialmente às mulheres, quando há intimidade física sem o compromisso de um relacionamento definido. Isso porque, culturalmente tem-se que a mulher se relaciona intimamente ou por amor ou por dinheiro, ainda que as coisas estejam mudando, muitas mulheres carregam o pavor de serem “usadas”. Do lado masculino, homens em situationship também podem se sentir “usados”, geralmente por uma questão financeira, quando acreditam que gastaram ou investiram demais, mas também por outros motivos.
No geral, as pessoas se sentem usadas em relações fugazes e indefinidas quando pensam que deram tempo, amor, amizade ou atenção sem perceberem retorno ou qualquer tipo de gratificação.
Tais sentimentos podem agravar problemas de saúde mental em quem já os tem, piorando depressão, ansiedade e outros transtornos.
Existem diversas razões pelas quais as pessoas podem ficar presas em situationships:
Se você se identificou com o que foi dito até aqui, é hora de definir os limites. Eu sou da opinião de que “o fácil é o certo”, como dizia a música dos Titãs. Um relacionamento bom flui, sem que seja necessário estipular regras. Pessoas apaixonadas querem se ver, querem estar juntas.
É importante observar e sentir o comportamento do outro: se mais reservado ou mais afetuoso, especialmente no início da relação. No começo, as pessoas estão se conhecendo e é normal que as coisas estejam indefinidas, como tudo na vida. Mas quando a relação parece dar um passo para frente e dois para trás, é melhor conversar abertamente com o “ficante”.
Seja gentil e lembre-se que ninguém é obrigado a namorar, mas deixar as coisas claras é sinal de maturidade emocional e responsabilidade afetiva.
Uma dica: desconfie daqueles que chegam nos primeiros encontros dizendo “eu te amo”, prometendo mundos e fundos, e não se iluda com quem diz que não quer nada sério na esperança de que alguma coisa mude. Deixe as coisas acontecerem naturalmente, mas faça uma revisão na página dois. As pessoas têm medo de amar, infelizmente! Em situationships, a única saída é respeitar a si mesmo, recusando migalhas de amor.
Fonte: Edu.psy
Talvez te interesse ler também:
Ghosting ou Curving: o que é pior? Sumir ou enrolar a pessoa?
Ghosting , Haunting, Benching e Phubbing: significados
Breadcrumbing: as Migalhas de Pão no Joguinho Tóxico do Amor
Hardballing nos Relacionamentos: Dá pra ser Claro e Sincero desde o Início?
Burnout afetivo: quando buscar relacionamento vira um trabalho
15 Motivos Pelos Quais as Pessoas Bloqueiam no WhatsApp
Categorias: Segredos para ser feliz
ASSINE NOSSA NEWSLETTER