Índice
Muita gente fala de relacionamento tóxico mas não sabe do que está falando, pois muita gente vive um relacionamento tóxico sem perceber. Será esse o seu caso? Confira!
Um relacionamento tóxico é caracterizado por padrões de comportamento e interações que causam danos emocionais, psicológicos ou até mesmo físicos a pelo menos uma das pessoas envolvidas.
O nome tóxico representa bem a questão, pois nem tudo que é tóxico mata de uma vez, mas vai intoxicando e adoecendo aos poucos. Assim são esses tipos de relacionamentos: prejudiciais e podem ter um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar das pessoas afetadas.
Nem sempre é fácil se reconhecer em um relacionamento tóxico pois, geralmente quem está apaixonado não enxerga bem as coisas, tampouco ouve e muitas vezes se cala para não desagradar.
Para compreender se você embarcou em um relacionamento tóxico, seja sincero consigo e reconheça os sinais, muitas vezes sutil, que vão aparecendo devagar, um após o outro, para você sair dessa o mais rápido que puder, afinal, relacionamentos tóxicos deixam feridas difíceis de curar.
Acho que essa é a melhor régua para medir um relacionamento tóxico: você simplesmente não está feliz. As causas da infelicidade têm a ver com as situações abaixo descritas…
Um relacionamento tóxico te dá a sensação constante de insegurança: de que o outro não gosta o suficiente; de que o outro trai; de que o relacionamento vai acabar; de que o outro mente, etc, etc. O sentimento de insegurança é aquela intuição soprando em nosso ouvido.
Em um relacionamento saudável e maduro não existem jogos. Se você sente vontade de vingança, de punir o outro, de dar o troco, é porque as coisas não estão bem e a toxidade está no ar.
É meio óbvio que se alguém vive ameaçando o término da relação para impor suas vontades, está sendo altamente tóxico.
Fazer biquinho e fechar a cara, fazer mimimi, responder com poucas palavras ou, pior, manter uma comunicação sempre dúbia e nunca clara, é muito tóxico!
Se o seu parceiro constantemente te critica, menospreza ou humilha, minando sua autoestima e confiança, isso é um sinal de relacionamento tóxico, ainda que ele diga que o faz para o seu bem.
Aquela sensação de não poder ser você mesmo é muito tóxico e pode vir das críticas constantes.
Seu parceiro tenta controlar suas ações, decisões e relacionamentos, minando sua independência e liberdade.
Isso pode incluir abuso verbal, ameaças, violência física ou qualquer forma de agressão, seja física ou emocional.
Aquela velha crença de que o amor salva ou faz as pessoas mudarem é uma falácia. Ninguém muda.
“Eu nasci assim” tem a ver com o esperar que o outro mude. Muitas pessoas ficam em relacionamentos péssimos aceitando coisas inaceitáveis, esperando mudança ou se resignando de que o outro é assim… tóxico!
A pessoa é ruim, se julga vítima e se diz arrependida, só que vive cometendo os mesmos deslizes.
Se o seu parceiro não respeita seus limites pessoais, invade sua privacidade ou ignora seus desejos e necessidades, isso indica um relacionamento tóxico.
Se seu parceiro (sem querer querendo) te afasta de amigos e familiares, restringindo seu contato com outras pessoas, isso pode ser um sinal de controle e manipulação. Atenção! Muitas vezes esse isolamento acontece de forma sutil.
Relacionamentos onde um parceiro não se alegra com a conquista do outro, ambos vivem competindo tentando provar o tempo todo quem é o bacana do turno… são relacionamentos tóxicos.
Não adianta dizer que ciúme é normal e faz parte do amor. Relacionamentos maduros transmitem segurança e onde tem segurança não entra ciúme.
Quando você não sabe se vai encontrar o parceiro no próximo final de semana, se vai viajar um dia com ele, quando você não consegue planejar um mínimo de futuro, isso é tóxico.
Se o seu parceiro sempre te dá culpa, fuja! Em uma relação a dois, dificilmente a culpa pelas coisas erradas é 100% de uma pessoa.
As coisas não fluem, não há progresso nem avanço. Relacionamento estagnado, parado é tóxico.
Se você se sente constantemente triste, ansioso ou com medo em seu relacionamento, é importante avaliar se ele está afetando negativamente sua saúde mental e emocional.
Pergunte-se com sinceridade o que te fez entrar nessa, mas, sobretudo, o que te faz permanecer em um relacionamento infeliz. Aqui estão algumas causas comuns de um relacionamento tóxico.
A incapacidade de se comunicar de forma saudável e resolver conflitos de maneira construtiva pode levar a ressentimentos e frustrações acumuladas.
Quando um parceiro exerce controle excessivo sobre o outro, seja através de manipulação emocional, abuso verbal ou físico, isso cria um ambiente tóxico e prejudicial.
A falta de respeito mútuo, seja através de insultos, humilhações ou desconsideração pelos sentimentos e opiniões do outro, pode criar um ambiente hostil e tóxico.
O ciúme pode ser normal em um relacionamento, mas quando se torna excessivo e leva a comportamentos controladores e invasivos, pode se tornar tóxico.
Imaturidade, indisponibilidade emocional e falta de responsabilidade afetiva. Pessoas despreparadas, egoístas e egocêntricas não estão preparadas para relacionamentos afetivos, deveriam reconhecer seus limites e procurar ajuda antes de machucar os outros.
Primeiramente reconheça os sinais, e o primeiro deles é o sofrimento. Relacionamentos devem ser saudáveis e gratificantes. Se não for legal, é negativo, é tóxico. E se não conseguir sair sozinho de uma cilada dessa, procure ajuda profissional.
Assista ao vídeo da psicanalista Maria Homem. Com certeza pode te ajudar:
Talvez te interesse ler também:
E se a pessoa tóxica for você? Como saber?
Love Bombing: amor em excesso faz mal. Veja como e por que
Dependência emocional não é amor – Saiba como diferenciar
O que é baixa autoestima? Tipos, causas e sinais. Faça o teste
Bloquear o ex ou não, eis a questão. Quando bloquear faz bem?
Categorias: Segredos para ser feliz
ASSINE NOSSA NEWSLETTER