Índice
A hora do dormir é um momento de relaxar e descansar. Mas, podem acontecer situações desconfortáveis bem durante o ‘sono sagrado’. Estamos falando da sudorese noturna, ou seja, a transpiração excessiva e incômoda durante o sono.
A sudorese noturna pode ter diversas causas. Normalmente, é causada por vários fatores como:
O suor durante o sono também pode ser um sintoma de condições como menopausa e apneia do sono, por exemplo.
As oscilações hormonais que ocorrem em períodos pré-menstruais, ou durante o climatério, são capazes de aumentar a temperatura basal do corpo e provocar tais episódios de sudorese.
Os homens também podem sofrer de sudorese advinda de mudanças hormonais. De acordo com estudos, cerca de 20% dos homens com mais de 50 anos podem sofrer de suores noturnos, sintoma associado à andropausa (queda dos níveis de testosterona).
No caso da apneia do sono, distúrbio em que a pessoa para de respirar por alguns segundos diversas vezes durante a noite, a queda de oxigenação do sangue leva à ativação do sistema nervoso e pode provocar suores noturnos.
Apesar das inúmeras causas e de nem sempre ser preocupante, se aliada a outros sintomas como febre e perda de peso, a sudorese noturna pode ser a indicação de algo que precisa ser observado com mais atenção.
Devemos lembrar que a transpiração excessiva durante a noite já é considerada um sintoma, ou seja, caso venha acompanhada de outros sintomas, o recomendado é procurar um médico.
As causas adjacentes da sudorese podem ser inúmeras, e podem ser decorrentes de doenças como:
A sudorese noturna não é necessariamente uma doença e tem cura. Você pode tentar:
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Acordar de noite para fazer xixi é um problema? Quando se preocupar?
Suor e CC – Como Resolver o Mau Cheiro no Corpo?
Descoberta a bactéria responsável pelo mau cheiro nas axilas
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER