A técnica 5, 4, 3, 2, 1 propõe uma contagem regressiva para voltar-se ao momento presente e parar de pensar em outra coisa. É uma prática de consciência ou de atenção plena (mindfulness).
Você é uma pessoa ansiosa ou está se sentindo mais ansioso ultimamente? Aqui vai uma super dica que pode facilitar a sua vida! Conheça a técnica da contagem regressiva 5, 4, 3, 2, 1, um exercício que diminui essa sensação que tanto nos prejudica.
A técnica foi desenvolvida por especialistas de uma organização americana sem fins lucrativos, a Mayo Clinic. Ela visa tirar a atenção dos motivos que nos levam à ansiedade, para focar no momento presente.
Interessante porque, geralmente quando alguém se sente ansioso, o conselho “amador” é “pare de pensar nisso”; “não se preocupe”, “pare de viajar”…
Claro que tais conselhos são em vão, dado que é praticamente impossível parar de pensar no motivo que está nos causando tanta ânsia.
Portanto, a técnica propõe uma contagem regressiva para voltar-se ao momento presente e parar de pensar em outra coisa. É uma prática de consciência ou de atenção plena (mindfulness).
Assim, em momentos de ânsia, pare por um momento, sente-se e preste atenção. Aguce seus 5 sentidos, fazendo o seguinte exercício:
Perceba…
5 coisas que possam ser vistas: suas mãos, o céu, as plantas, o local do trabalho, seus pés (o quer que veja).
4 coisas que você possa sentir fisicamente: firme seus pés no chão, toque em alguns objetos, sinta as sensações.
3 coisas que você possa ouvir: ouça a sua respiração, o vento soprando, o barulho de fundo…
2 coisas que você possa sentir o cheiro: sinta o cheiro do café, da roupa limpa e da grama recém cortada, do que estiver no ar.
1 coisa que você possa degustar: uma fruta, um chocolate, um copo d’água…
Pode parecer difícil, mas na verdade é fácil encontrar cinco coisas para ver: basta olhar no entorno.
Para sentir quatro coisas com o tato, basta tocar a parede, a maçaneta de uma porta, a capa de um livro, a própria pele.
E por aí vai…
Dessa forma, seguindo a técnica 54321 passo a passo, o pensamento muda de foco e não será mais sobre o que te preocupava ou te atormentava, mas sobre pelo menos quinze coisas que de fato existem, no momento presente.
A técnica da consciência, da atenção plena ou mindfulness, trabalha no “aqui e agora”, que na verdade é a única coisa que existe, o resto é pré-ocupação, ou viagem no passado que não tem mais volta.
Viver de futuro ou de passado pode nos levar ao estresse à depressão. Os especialistas da Mayo Clinic recomendam praticar a atenção plena todos os dias por cerca de seis meses.
Desta forma, pode-se chegar à consciência plena sem maiores esforços.
Para mais dicas, assista a esse vídeo sobre como aumentar a felicidade do cérebro:
Fonte: mayoclinichealthsystem.com
Talvez te interesse ler também:
Ansiedade: quando vira transtorno, é hora de procurar ajuda
Há mais Tipos de Depressão e Ansiedade do que se Pensa
8 conselhos que qualquer psicólogo daria para combater a ansiedade
Ansiedade: os remédios naturais que realmente funcionam
O que fazer e o que não dizer a uma pessoa com crise de ansiedade
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER