Índice
O Monascus purpureus é uma levedura de coloração avermelhada, obtida a partir da fermentação do arroz vermelho.
Conhecido no mercado também como arroz vermelho fermentado, ou Red Yeast Rice, foi descoberto na China, e era utilizado para melhorar a digestão e a circulação sanguínea.
Nos últimos anos, identificou-se um novo papel terapêutico de Monascus purpureus.
Vamos conhecer o arroz vermelho fermentado e seus benefícios?
O arroz vermelho fermentado é um tipo de arroz fermentado produzido usando espécies específicas de leveduras, Monascus ruber ou Monascus purpureus.
Durante o processo de fermentação do arroz vermelho (Oryza sativa), são produzidas várias substâncias, dente elas o composto monacolina K, que é o mesmo ingrediente ativo encontrado em medicamentos prescritos para baixar o colesterol.
Contém esteróis (beta-sitosteróis, campesterol, estigmasteróis e sapogeninas), isoflavonas e ácidos graxos monoinsaturados.
Além disso, a levedura de arroz vermelho demonstrou que pode ser capaz de reduzir eventos cardíacos e proporcionar efeitos positivos sobre os doenças cardiovasculares.
Esta pesquisa (1) mostrou outros efeitos benéficos, desde a redução do crescimento de células cancerígenas até a melhoria dos níveis de açúcar no sangue e insulina.
Hoje, o arroz vermelho fermentado é vendido como um suplemento que pode ajudar a controlar o colesterol e melhorar a saúde geral.
Os benefícios potenciais do arroz vermelho fermentado incluem:
O arroz vermelho fermentado é geralmente usado como um remédio natural para ajudar a diminuir os níveis de colesterol e promover a saúde do coração.
Pesquisas (2) mostram que o arroz vermelho fermentado foi eficaz na redução dos níveis de colesterol total e LDL (ruim), bem como triglicerídeos e pressão arterial, quando combinado com estatinas.
A monacolina K também pode ajudar a melhorar a função endotelial ou a flexibilidade e adaptabilidade dos vasos sanguíneos, o que é fundamental para manter a saúde vascular e cardíaca.
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e derrame.
Alguns dos critérios para síndrome metabólica incluem pressão alta, excesso de gordura corporal, aumento de açúcar no sangue e alterações nos níveis de colesterol ou triglicerídeos.
Vários estudos (3) descobriram que o arroz vermelho fermentado pode ajudar a tratar alguns desses fatores de risco e pode ser usado como um tratamento natural para ajudar na prevenção.
Um de seus efeitos é a capacidade de
em pessoas com síndrome metabólica.
Estudos mostram que a suplementação com arroz vermelho fermentado pode ajudar a reduzir a inflamação e promover uma saúde melhor a longo prazo.
As pesquisas (4) também mostraram que o suplemento contendo arroz vermelho fermentado pode reduzir os níveis de estresse oxidativo (uma das principais causas da inflamação crônica).
Alguns estudos (5) sugerem que o arroz vermelho fermentado pode ajudar a reduzir o crescimento e a disseminação de células cancerígenas.
O arroz vermelho fermentado está disponível em forma de cápsula ou comprimido e muitas vezes formulado em combinação com outros ingredientes, como CoQ10, nattoquinase ou ácidos graxos ômega-3.
A maioria das principais marcas de suplementos no mercado geralmente recomenda tomar entre 1.200 e 2.400 mg por dia, divididos em duas a três doses.
Pessoas com histórico de doença renal, hepática ou miopatias não devem consumir Monascus purpureus.
Crianças, gestantes, lactantes e mulheres em idade fértil que não estejam utilizando medidas contraceptivas eficazes também não devem usá-lo.
Consulte sempre um especialista para saber a quantidade correta!
Nunca tome suplementos sem recomendação médica. Além de gastar dinheiro à toa, pode ser perigoso para sua saúde.
Fonte:
Talvez te interesse ler também:
Medicina Tradicional Chinesa: origem, fundamentos e benefícios
Os Benefícios da Fermentação dos Alimentos – Você Sabe Para que Serve?
Arroz do mar: a iguaria revolucionária que promete mudar a forma como a humanidade se alimenta
Levedura nutricional: o que é, usos, benefícios e receitas
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER