Poluição pra todo canto, inclusive em pulmões e cérebros de bebês ainda não nascidos. Dá pra acreditar? Que partículas respiradas pelas mães passam para seus fetos vulneráveis, com consequências potenciais ao longo da vida?
Partículas tóxicas de poluição do ar foram encontradas nos pulmões, fígados e cérebros de bebês ainda não nascidos, muito antes de eles respirarem pela primeira vez.
Isso é preocupante, já que o período de gestação dos fetos é o estágio mais vulnerável do desenvolvimento humano.
Milhares de partículas de carbono preto foram encontradas em cada milímetro cúbico de tecido, que foram inaladas pela mãe durante a gravidez e depois passaram pela corrente sanguínea e placenta para o feto.
Um novo estudo fornece evidências diretas de como a poluição pode causar efeitos à saúde ao longo da vida.
De acordo com os cientistas, as partículas são feitas de fuligem da queima de combustíveis fósseis em veículos, casas e fábricas e causam inflamações no corpo, além de carregarem substâncias químicas tóxicas.
O professor Paul Fowler, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, explica um pouco sobre a pesquisa:
“Mostramos pela primeira vez que as nanopartículas de carbono negro não apenas entram na placenta do primeiro e do segundo trimestre, mas também chegam aos órgãos do feto em desenvolvimento.
O que é ainda mais preocupante é que essas partículas também entram no cérebro humano em desenvolvimento. Isso significa que é possível que essas nanopartículas interajam diretamente com sistemas de controle dentro de órgãos e células fetais humanas”.
A pesquisa publicada na revista Lancet Planetary Health, encontrou partículas de poluição do ar em todas as amostras de pulmão, fígado e tecido cerebral examinadas, bem como no sangue do cordão umbilical e nas placentas.
A concentração de partículas foi maior quando a mãe conviveu com níveis mais elevados de poluição do ar em comparação com as demais do estudo.
Os governos são os grandes responsáveis por reduzir a poluição do ar.
Mais de 90% da população mundial vive em locais onde a poluição do ar está acima das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), causando milhões de mortes precoces a cada ano.
Parem de nos matar!
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Poluição do ar reduz expectativa de vida mais que cigarro e guerra
3 Plantas que reduzem em até 20% a poluição indoor
Poluição maior, pênis menor: apontam estudos
Poluição pode influenciar sexo do bebê, diz pesquisa
Poluição atmosférica: cigarro polui 10 vezes mais que motor a diesel
Os maravilhosos murais que consomem poluição atmosférica e purificam o ar
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER