Sol e celular não combinam! Usar o telefone em baixo de sol pode ocasionar danos oculares perigosos. Principalmente em praias, evite mexer nos dispositivos móveis.
Pode parecer besteira, mas estes casos podem provar:
O caso mais recente foi o de uma jovem de 20 anos na Espanha, que perdeu parcialmente a visão depois de estar na praia e usar seu celular por algumas horas.
Os médicos a diagnosticaram com maculopatia solar, uma doença ocular que geralmente ocorre em pessoas que olham diretamente para o sol.
No caso, foi causada pela luz do sol refletida na tela do aparelho.
A paciente explicou que não havia olhado diretamente para o sol, mas relatou ter ficado no celular aproximadamente durante 3 horas.
Exames mostram que tal lesão na mácula, pode ser uma lesão bilateral causada pela absorção de parte da retina de energia radiante.
A lesão resulta em sintomas como:
Também na Espanha, ocorreu um caso semelhante com um homem de 30 anos, que usou seu tablet por 4 horas tomando sol no terraço de sua casa.
Ele foi diagnosticado apresentando em ambos os olhos uma maculopatia solar que evoluiu para um escotoma central bilateral.
“Quando o brilho dificulta a leitura na tela de um dispositivo móvel, o usuário pode evitar a luz refletida simplesmente inclinando a tela, mas quando a fonte do ruído está ao redor da luz difusa, o usuário tende a aumentar o brilho da tela recebendo a radiação refletida.
O reflexo da luz solar de uma tela de visualização deve ser considerado um possível fator de risco para o aumento da radiação solar e o consequente risco de maculopatia solar”.
Nossos olhos ficam extremamente expostos ao sol, vamos cuidar deles?
Se você deseja ler na praia, prefira os livros do que as telas do celular, a radiação solar pode ser refletida pelos monitores.
Lembre-se de usar óculos de sol “adequadamente filtrados” e evite olhar diretamente para o sol.
Um viseira ou boné também pode ser interessante.
Se cuide, se proteja!
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Chega de relações virtuais! Como conhecer pessoas fora da internet?
Celular faz mal à vida e, sequer melhora a comunicabilidade
Nada de smartphones e tablets às crianças menores de 2 anos. Palavra de pediatra
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER