Índice
Manchas escuras na pele podem aparecer. O que fazer? Qual é a causa? Podem sumir com o tempo?
Não se desespere.
Manchas na pele podem depender de causas muito diferentes:
De qualquer forma, a pele sinaliza um desequilíbrio que podemos enfrentar tanto topicamente quanto organicamente.
As manchas escuras que aparecem na pele podem ser atribuídas à várias causas, geralmente ligadas à alteração dos melanócitos.
Os melanócitos são células que controlam e produzem melanina com consequente descoloração da pele com manchas escuras ou claras.
Existem vários tipos de manchas na pele que podem ser tratados de forma diferente.
As manchas na pele são problemas bastante incômodos para muitas pessoas. E elas podem aparecer de diversas formas e com características bem diferentes.
Mas como podemos identificar cada uma delas?
Os chamados sinais de velhice que muitas vezes aparecem como manchas escuras nas mãos e no rosto são chamados de lentigo senil e as causas se devem principalmente à passagem do tempo e à deterioração celular devido aos radicais livres.
A produção de melanina torna-se irregular e a pigmentação sofre as consequências com formas de hiperpigmentação em algumas áreas.
Isso está associado à ação do sol e suas radiações com:
Os raios UV podem causar danos à nossa pele se não forem cuidadosamente protegidos, incluindo manchas no rosto, elementos nada agradáveis.
Eles são chamados de lentigos solares e, uma vez que essas manchas na pele aparecem, podem ser irreversíveis diminuir se não forem expostas ao sol.
Muitas vezes problemas que afetam o fígado, intestinos e glândulas suprarrenais manifestam os desequilíbrios na pele, com o aparecimento de manchas no rosto e no corpo, às vezes avermelhadas e às vezes mais escuras.
Quando ocorrem desequilíbrios hormonais devido a múltiplos fatores, como gravidez, menopausa ou ingestão de medicamentos à base de estrogênio, os melanócitos podem modificar a produção de melanina, com alterações maculares.
Muitas vezes, durante a gravidez, podem aparecer manchas no rosto que podem sumir após os nove meses.
O aparecimento de manchas na pele nunca deve ser subestimado.
Pigmentações anormais, pintas com formas e cores suspeitas devem ser examinadas por um dermatologista para determinar seu tipo.
Manchas podem significar sinais de câncer de pele, como:
Fonte foto: Dermaclub
São marcas que permanecem após a cicatrização de espinhas.
Juntando o processo inflamatório da acne com a tendência própria do paciente de produzir melanina na pele, acaba formando a pigmentação pós-inflamatória, as manchas de acne.
Elas podem ser da cor roxa, vermelha ou até marrom.
Manchas de diversos tamanhos, cores, texturas, que manifestam o câncer de pele.
É o tipo mais raro e grave da doença.
Essa marca pode surgir de repente ou a partir de uma pinta ou sinal antigo e, assim, se transformar no tumor.
O maior motivo para o aparecimento do melanoma é o excesso de radiação solar na pele sem proteção.
Manchas que surgem em quem tem pré-disposição genética e, especialmente, em quem tem sensibilidade ao sol.
São pequenas marcas pigmentadas, avermelhadas ou marrons claras, que surgem geralmente em indivíduos de pele clara e ruiva, principalmente de fototipos mais baixos.
Elas geralmente aparecem aos 2 a 3 anos de idade, aumentando durante a adolescência e, muitas vezes, sumindo parcialmente na fase adulta.
Manchas hormonais (da gravidez ou do uso de anticoncepcionais) causadas pela exposição solar.
É uma marca escura, com tonalidade marrom, que aparece geralmente no rosto e em alguns lugares do corpo como braços, pescoço e colo.
O problema surge devido ao aumento da atividade de melanócitos (células produtoras de melanina).
Marcas escuras que aparecem na pele por conta do acúmulo de danos solares ao longo dos anos.
Elas podem aparecer no corpo inteiro, inclusive nas regiões mais expostas: colo, braços, rosto e mãos são locais bem habituais para o surgimento dessas manchas, que se manifestam a partir dos 40 ou 50 anos de idade.
Hoje existem tratamentos estéticos que podem ser dolorosos e caros para apagar manchas escuras na pele, tais como: dermodepigmentações com lasers ou peelings químicos.
Na natureza podemos encontrar alguns remédios que ajudam conter a descoloração da pele, sem serem agressivos e que são capazes de dar bons resultados quando usados corretamente.
Conheça:
Atua sobre a tirosinase, a enzima responsável pela produção de melanina, inibindo sua atividade e, portanto, modulando a má distribuição do pigmento.
No mercado, existem cremes específicos à base de alcaçuz que podem ser aplicados nas manchas, muitas vezes enriquecidos com um fator de proteção contra os raios solares.
Atua semelhante ao alcaçuz, como inibidor da tirosinase, e pode ser aplicado no rosto como tônico após a limpeza.
O chá verde também é um excelente antioxidante.
As propriedades eudérmicas da camomila são bem conhecidas e no caso de manchas escuras na pele atua como fator de proteção contra a estimulação da melanina pelos raios UV, pois age contra as moléculas proteicas das citocinas que produzem melanina em resposta ao estresse dos raios do sol.
O ácido cítrico contido no limão tem ação clareadora.
O limão também funciona muito bem no caso de manchas na pele com tendência à acne, pois revitaliza os tecidos, tem atividade absorvente e adstringente.
Mas caso queira tratar mancha com limão, faça o tratamento de noite e nunca se exponha ao sol com limão pois limão é fotossensível e manha a pele.
No caso de as manchas serem manifestações de desequilíbrios de órgãos excretores, como o fígado, mas também os rins ou as glândulas suprarrenais e os intestinos, podemos recorrer a alguns remédios desintoxicantes.
Os fitocompostos clássicos à base de
atuam nas funções do fígado e o purificam.
Os probióticos também podem ajudar a enriquecer a boa flora bacteriana e fortalecer o sistema imunológico.
Prevenir é melhor do que remediar.
O dano à pele é um dos mais difíceis de recuperar em pouco tempo.
Confira as dicas:
Fique atento ao seu corpo, se observe e se conheça.
Cuide você!
Seu corpo é seu lar.
Talvez te interesse ler também:
Manchas na pele: 10 truques e remédios naturais
10 maus hábitos que aumentam as rugas
Cremes de clareamento de pele contêm mercúrio: metal pesado tóxico para o corpo
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER