Beber 1 cerveja ou 1 copo de vinho por dia envelhece o cérebro em 2 anos


Beber álcool faz mal, ainda que com moderação. O risco é o de, literalmente, encurtar o cérebro.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia chegaram à essa conclusão observando algumas mudanças no cérebro associadas ao consumo diário de álcool.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com mais de 36 mil adultos, uma amostra substanciosa, digamos.

Mesmo pequenas doses de álcool são o suficiente para causar redução do volume cerebral. E a associação entre essas duas coisas é mais forte quanto maior for a quantidade de álcool consumida.

“O fato de termos uma amostra tão grande nos permitiu encontrar padrões sutis, mesmo entre beber o equivalente a meia cerveja e uma cerveja por dia”, disse Gideon Nave, co-autor do estudo e membro do corpo docente da Penn’s Wharton School.

Passar de zero para uma unidade de álcool não fez muita diferença no volume cerebral, mas passar de uma para duas, ou de duas para três unidades por dia, foi associado à reduções nas substâncias branca e cinzenta do cérebro.”

A relação com o envelhecimento

Para se ter uma ideia do impacto, os pesquisadores compararam os dados obtidos nesse estudo com as  reduções no tamanho do cérebro relacionadas ao envelhecimento.

“Não é linear. Fica pior quanto mais você bebe”, disse Remi Daviet da Universidade de Wisconsin-Madison, co-autor no estudo.

A título de ilustração, o efeito associado à mudança de uma para duas unidades diárias de álcool equivale ao efeito do envelhecimento de 2 anos; enquanto o aumento de dois para três unidades representa envelhecer 3,5 anos.

Não são poucos os estudo que afirmam que álcool faz mal em qualquer quantidade, bem como tantos outros que revelam os benefícios de beber cerveja ou vinho, desde que com moderação.

Os benefícios de beber estão geralmente associados ao relaxamento, à sociabilidade mas também à algumas substâncias benéficas como o resveratrol no caso do vinho, e das vitaminas do complexo B no caso da cerveja.

E ai? Vai beber ou deixar de beber por isso?

Talvez te interesse ler também:

Adeus ressaca: pesquisadora cria cerveja saudável que não desidrata e repõe nutrientes

13 remédios naturais para curar a ressaca

O que acontece ao corpo se você não beber álcool por 1 mês?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...