Índice
A doença celíaca é uma doença comum que afeta aproximadamente 1% da população geral, especialmente as mulheres. Mas nem sempre os sintomas são fáceis de identificar. Conheça alguns sinais que podem servir de alerta para os primeiros sintomas dessa doença.
Leia também:
Segundo especialistas, a doença celíaca é uma condição autoimune caracterizada por uma resposta inflamatória que afeta alguns indivíduos geneticamente pré-dispostos ao consumir o complexo proteico do glúten, que está contido no trigo, em alguns cereais, cevada e outros alimentos.
Uma substância contida no glúten, a gliadina, ativa o sistema imunológico, que atua produzindo anticorpos e atacando erroneamente a membrana mucosa do intestino.
Dessa forma, a inflamação e os danos à mucosa intestinal variam de indivíduo para indivíduo.
Quase 400.000 pacientes ainda não sabem que são celíacos.
A doença celíaca, em indivíduos geneticamente pré-dispostos, nem sempre envolve o desenvolvimento da doença.
Quando a doença surge, pode acontecer em qualquer idade, devido a vários fatores, muitos ainda não identificados.
Como informado anteriormente, as causas da doença celíaca não são totalmente conhecidas, mas existe uma mistura de fatores que pode causá-la, incluindo:
A doença celíaca, com base na severidade, tem uma sintomatologia muito variada. Em alguns casos, podendo até não apresentar manifestações clínicas.
O primeiro sintoma, entendido como o mais comum da forma típica da doença, é a diarreia, dada pela incapacidade do organismo inflamado de absorver completamente os nutrientes.
Além da diarreia, os outros sintomas característicos da doença celíaca que podem ser identificados em adultos são principalmente:
Em crianças, a doença celíaca (que, se houver manifestações clínicas, pode apresentar os mesmos sintomas que os adultos) e a má absorção de nutrientes podem alterar a curva de desenvolvimento infantil com consequências que muitas vezes são as próprias sinalizadoras da patologia, tais como:
No entanto, a doença celíaca ocorre cada vez mais frequentemente em formas atípicas, com distúrbios extra-intestinais que dificultam a identificação como, por exemplo:
Em vez da inflamação intestinal clássica, a doença celíaca pode determinar o que é chamado de ‘doença celíaca da pele‘, cujo nome científico é:
A dermatite herpetiforme é caracterizada por bolhas pruriginosas que se desenvolvem frequentemente nos cotovelos e joelhos, mas que também podem aparecer em qualquer área da pele, como axilas, couro cabeludo, etc.
Além das formas com sintomas típicos e com sintomas atípicos, sabendo que a doença celíaca é uma patologia bastante complexa, existem outras formas da doença como:
Para aumentar a conscientização sobre esta doença, o Dia Mundial dos Celíacos é comemorado em 16 de maio.
Fique de olho! Atenção especial para as crianças: o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença.
Talvez te interesse ler também:
Como o intestino revela, através de suas bactérias, a depressão
Brócolis, Repolho e Couve Contra o Câncer de Intestino
Intestino tem a ver com humor, demência, Alzheimer, autismo e outras desordens
Farinhas sem glúten: todas as possibilidades
5 receitas salgadas sem glúten
Alimentos com e sem glúten – LISTA
Saiba mais sobre o glúten e seu consumo
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER