Índice
Agora que você já conhece um pouco sobre as bases da aromaterapia então, que tal conhecer os principais óleos essenciais e seus respectivos efeitos? Vamos lá?
Sua composição envolve elementos como o acetato de citronelila, o citronelol e o geraniol. Pode contribuir positivamente para quadros envolvendo: acne, celulite, rugas, ferimentos, rins, amidalite, diabetes, hemorragia, entre outros. É uma essência anti-inflamatória e antidepressiva. Não se deve utilizar óleo de gerânio para pessoas que estejam grávidas e/ou tenham pele muito sensível.
É calmante, antialérgica, digestiva, anti-inflamatória e antitóxica. Essa planta se subdivide em dois tipos: a Camomila alemã e a Camomila romana; no caso da primeira, seu cultivo é na França, na Espanha e no Marrocos; a segunda pode ser encontrada na própria França e em Marrocos, mas também na Alemanha.
A essência a ser utilizada é, sobretudo, a partir da Camomila romana. Seus efeitos são bem amplos, com alívio de: dores de cabeça em geral, dores musculares, acne, dor de dentes, de ouvidos, reumatismo, males ginecológicos, digestivos, entre outros.
Com origem na França, era, nos primórdios, aplicada em hospitais para a purificação do ar naqueles ambientes internos. É composto por acetato de bornila, cânfora, eucaliptol, verbenona e outros. Pode ser utilizado em abscessos, cãibras musculares, asma, debilidade geral, estafa, exaustão, e cansaço mental. Seus efeitos, no geral, são de melhora na circulação sanguínea, eliminação de dores, e descongestionamento. É contraindicado para epiléticos, pois se configura em um estimulante natural.
É uma essência antidepressiva e calmante ao sistema nervoso, além de antisséptica e desodorante. Pode ser de grande utilidade no combate a infecções ao trato urinário, acne, pruridos vaginais, mau hálito, psoríase, ansiedade, perda de apetite, cistite, entre outros. É composta por uma combinação entre linalol, limoneno e mirceno. Não deve ser aplicada próximo à exposição da pele ao sol.
Originária da China, esse óleo essencial é um grande aliado da pele, porque retira o excesso de oleosidade, bem como protege sua superfície de bolhas, queimaduras, picadas de inseto, infecções dermatológicas, entre outros. Pode servir de importante aliada no combate aos sintomas locais da herpes – acaba com as bolhas características. Na aromaterapia, mais especificamente, o eucalipto tem a propriedade de ser um estimulante da concentração e da produtividade, como um todo.
O óleo essencial de lavanda é bem poderoso: com altas concentrações de ácidos, cetonas, aldeídos e monoterpenos, é analgésico, antidepressivo, bactericida e antibiótico. Pode ser utilizado, com sucesso, em casos de eczemas, sarnas, asmas, males do metabolismo, quadros hipertensivos ou respiratórios etc. Esse é um óleo que tem um diferencial: pode ser aplicado sobre a pele, com muitos bons efeitos em atenuar queimaduras.
Leia também: ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR
Mais especificamente a hortelã-pimenta, trata-se de um óleo, originário dos Estados Unidos, e que ajuda nos males da mente como fadiga mental, estresse, e também dores de cabeça e tonturas.
Seu efeito sobre a agilidade mental é quase imediato. Em determinados casos, a erva de hortelã-pimenta é coadjuvante no tratamento de bronquite, pneumonia, asma, cólera, entre outros.
É estimulante de funções da vesícula e da secreção da bile, isto é, uma essência pró função digestória.
Como contém azuleno, trata-se de ótimo anti-inflamatório, além de sedativo bem leve, podendo ser utilizado por crianças. É antiespasmódica, e estimulante das funções de defesa do organismo. Combate, com sucesso dores decorrentes da artrite. Em certas pessoas, entretanto, pode vir a ocasionar dermatites.
Como sabemos, a aromaterapia pode provocar uma série de interferências orgânicas, é imprescindível que se recorra a profissionais especializados, tanto para prescrever as essências e combinações, quanto para orientar a aplicação e posologia. Dessa forma, os benefícios serão imensos.
E você, tem o costume de tratar de sua saúde com óleos essenciais? Quais você conhece que não estão na lista? Comente abaixo!
Talvez te interesse ler também:
ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO
ÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS
Fonte foto: holistic-guide.com
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER