Índice
Os avanços tecnológicos têm permitido diversos recursos para facilitar a vida das pessoas. Nas áreas da pesquisa científica, principalmente da saúde, as inovações têm possibilitado condições fundamentais para o bem-estar da humanidade.
Agora, o uso da Inteligência Artificial está provocando uma verdadeira revolução na identificação, prevenção e tratamento das doenças, possibilitando diagnósticos precoces que podem, se não salvar, diminuir muito os danos causados pelas doenças.
Um exemplo disso é a demência, especialmente o Mal de Alzheimer.
Conforme dados da OMS – Organização Mundial da Saúde – existem no planeta cerca de 55 milhões de pessoas que são afetadas pela demência no planeta e, conforme estimativas, em 2050 esse número deve chegar a 139 milhões de pessoas.
A demência causa a deterioração de funções como a memória e o aprendizado, sendo que o Alzheimer é responsável por até 70% dos casos.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram junto à empresa Cognetivity Neurosciences, que vem trabalhando com recursos de Inteligência Artificial para identificar a doença, um teste que na consiste na avaliação que fazemos quando vemos um animal e o descrevemos como tal.
O teste foi desenvolvido com base em milhões de anos de evolução humana e está sendo aplicado para verificar a cognição dos pacientes expostos a fotos de animais, nem sempre tão óbvias, para a identificação de qual animal se trata.
A tecnologia consegue estabelecer a partir das reações da pessoa, se ela está reconhecendo o animal ou se está havendo um declínio cognitivo em seu cérebro.
O teste em apenas cinco minutos oferece a possibilidade de se iniciar um tratamento em tempo de evitar maiores danos causados pela demência.
A empresa já tem autorização da agência sanitária dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), para a comercialização do teste.
Talvez te interese ler também:
Camapu: a planta que ajuda na recuperação de Alzheimer e Parkinson
Manjericão pode ser uma proteção contra Alzheimer, afirma estudo
Se você dirige dessa maneira, você pode ter começo de Alzheimer
Bailarina com Alzheimer dança O Lago dos Cisnes. Vídeo emocionante viraliza
Cúrcuma melhora o humor e a memória, inclusive em pacientes com Alzheimer
Emma Yang, 14 anos, cria um App para melhorar a vida de pessoas com Alzheimer
Intestino tem a ver com humor, demência, Alzheimer, autismo e outras doenças
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER