Índice
Existem doenças que são conhecidas há séculos, mas ainda hoje causam muito sofrimento para quem as possui. É o caso da Gota. A enfermidade, que já foi chamada de doença dos reis, em decorrência dos nobres desenvolveram-na com mais facilidade, é uma inflamação que causa muita dor. No entanto, embora não tenha cura, ela tem tratamento, e demanda uma mudança considerável de hábitos, principalmente na alimentação.
Saiba abaixo tudo sobre a gota: como tratar, quais os sintomas, causas e remédios caseiros que podem ajudar.
{index}
A gota é uma inflamação que acomete as articulações e provoca intensa dor. Ela é causada por problemas metabólicos envolvendo o ácido úrico: seja por excesso de produção da substância ou por dificuldades de eliminação através da urina.
O desequilíbrio no ácido úrico faz com que ele se cristalize no organismo, provocando a formação de cristais, que ficam depositados pelo corpo, principalmente nas extremidades.
Uma parcela considerável dos casos envolve uma inflamação intensa no dedão do pé. Geralmente homens são mais afetados do que mulheres. A dor da gota tende a piorar a noite e afeta, principalmente, as extremidades.
Em cerca de 20% dos casos, a pessoa com gota vai desenvolver cálculos renais.
A gota tem um componente genético importante e também uma relação com sobrepeso, excessivo consumo de carne e álcool.
Alguns medicamentos e doenças podem desencadear a gota secundária, como anemia falciforme, leucemia, obesidade, hipertensão arterial e psoríase, e uso de diuréticos, aspirinas, entre outros.
O principal sintoma da gota é uma dor intensa nas articulações, com presença de inchaço e vermelhidão.
Também podem aparecer caroços brancos no local, febre e taquicardia.
A dor pode durar de 4 dias a 2 semanas, e some espontaneamente. Porém, as crises tendem a repetir-se no decorrer do tempo.
Casos mais avançados podem ocasionar deformidade articular e até mesmo restrição de movimentos.
A gota não tem cura, mas com o tratamento adequado é possível ter qualidade de vida e controlar as crises.
A primeira medida, caso a pessoa desconfie, é procurar um médico. O profissional vai avaliar os níveis de ácido úrico no sangue e urina e estudar a história clínica do paciente. Posteriormente, pode receitar medicamentos anti-inflamatórios e corticoides.
Somente um médico pode prescrever remédios para gota.
É necessário também fazer um controle do ácido úrico para evitar novas crises e mudar hábitos, adotando uma alimentação mais saudável, emagrecendo, bebendo bastante líquido e evitando bebidas alcoólicas.
Uma das recomendações, durante os episódios de dor, é ficar em repouso, pois o ácido lático produzido pelo movimento tende a piorar o quadro doloroso.
Uma compressa de gelo no local pode ajudar a diminuir a dor.
Beber bastante água e prestar atenção nos alimentos que consome é outra medida importante.
Além disso, é essencial procurar ajuda médica para o correto tratamento medicamentoso e orientação.
A alimentação tem um papel essencial no controle da gota. Por isso, saiba abaixo o que evitar e o que consumir para auxiliar no tratamento da doença:
Existem alguns remédios caseiros, que podem ajudar no controle da gota. No entanto, vale lembrar, são medidas complementares, que não devem substituir ajuda médica especializada.
Conheça algumas:
Talvez te interesse ler também:
MINERALIZE-SE → A IMPORTÂNCIA DO ENXOFRE NA BELEZA E NA SAÚDE
POR QUE O CORPO DÓI? CAUSAS EMOCIONAIS E OUTRAS CAUSAS
PESQUISADORES ASSOCIAM DEPRESSÃO À INFLAMAÇÃO DO CORPO
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER