Índice
Uma pessoa pode até ter algumas manias, entretanto, quando se tornam exageradas, obsessivas e compulsivas, a ponto de comprometer a sua qualidade de vida e o seu desenvolvimento, as manias se convertem em um problema sério conhecido como TOC, que quer dizer transtorno obsessivo-compulsivo.
Infelizmente, esse transtorno tem se tornado muito comum em nossa sociedade, principalmente em pessoas mais vulneráveis e sensíveis ao estresse da vida contemporânea.
Nesse contexto este conteúdo traz vários esclarecimentos sobre o que é este transtorno chamado TOC, suas causas, sintomas e tratamentos, para ajudar quem precisa lidar com os efeitos desse distúrbio psíquico.
Com base nas informações da American Psychiatryc Association, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um problema de ordem psíquica caracterizado por pensamentos, ideias, sensações e ações indesejadas e incômodas, que acontecem de forma recorrente e obsessiva.
Tal quadro comportamental se torna tão repetitivo, que acaba interferindo nas atividades diárias e nas interações sociais da pessoa que sofre de TOC.
Deixar de cumprir certos comportamentos e rotina causa grande angústia, preocupação e ansiedade para quem tem TOC.
A pessoa que apresenta TOC, tem dificuldade de se apartar dos pensamentos obsessivos ou de parar com as ações compulsivas, mesmo percebendo que são infundadas e até irracionais.
O principal critério para avaliar se uma pessoa sofre de TOC é a presença de obsessões e ou compulsões ocupando boa parte do tempo dela e prejudicando sua existência, tanto no nível pessoal, como familiar ou profissional.
Essa doença psíquica é apresentada, codificada e descrita na 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-DSM.
Algumas causas atreladas ao surgimento ou desenvolvimento do TOC podem ser:
Este artigo científico, baseado em vários estudos, identifica 4 dimensões relacionadas aos sintomas do TOC, como:
O que evidencia um transtorno se caracterizar como TOC são as obsessões e compulsões repetitivas relacionadas a essas 4 dimensões.
O TOC se manifesta através da obsessões e compulsões.
Entenda, a seguir, como ambas se manifestam:
Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens intrusivas e persistentes que desencadeiam inquietação, ansiedade ou aflição.
Exemplos
Algumas obsessões que costumam acometer quem tem TOC, são:
Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que surgem como respostas a uma obsessão.
Exemplos
Alguns exemplos de compulsões típicas relacionadas às obsessões podem ser:
Para diagnosticar o TOC, o psiquiatra ou psicólogo precisa detectar se o paciente apresenta obsessões, compulsões ou ambas, que lhe tomam muito tempo e causam angústia significativa ou interferem em sua capacidade funcional.
O tratamento para esse problema consiste na Exposição e Prevenção de Resposta-EPR em conjunto com Terapia Comportamental Cognitiva.
Na Exposição e Prevenção de Resposta, o psicólogo conduz o paciente para que ele identifique e evite repetir os rituais compulsivos.
Já na Terapia Comportamental Cognitiva, o psicólogo ajuda o paciente a se dessensibilizar (diminuir a sensibilidade) em relação às crenças e pensamentos distorcidos, que geram as obsessões e compulsões.
Para isso, o terapeuta conduz o paciente a uma reestruturação cognitiva, ajudando-o a substituir as crenças distorcidas por pensamentos realistas e lúcidos, fazendo com que ele perceba o que está por trás do TOC.
Com esse tipo de tratamento, o desconforto e a ansiedade vão perdendo a força, na medida em que a pessoa passa a reconhecer que a realização desses rituais é desnecessária.
Em geral, a melhora persiste por anos, porque a pessoa passa a compreender e a dominar o mecanismo do TOC.
Há casos que se faz necessário aliar a essa terapia a administração de determinados antidepressivos, que podem ser inibidores seletivos de recaptação da serotonina (por exemplo, fluoxetina), ou clomipramina.
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) apresenta as seguintes incidências:
Estas dicas, a seguir, têm a finalidade de ajudar a superar ou no mínimo prevenir o TOC:
Em suma, o importante é perceber e reconhecer a existência do TOC, saber como se dá sua manifestação e enfrentá-lo abrindo-se para a mudança de perspectiva e de comportamento.
Nestes vídeos do canal Neurologia e Psiquiatria TV, a psiquiatra Maria Fernanda Caliani explica o que é o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e quais os seus sintomas, bem como as causas os tratamentos.
Embora possa ser um processo difícil, a cura é possível, pois o ser humano carrega em si uma potência realizadora e transformadora de promover as mudanças necessárias e fazer acontecer.
Confira outros conteúdos voltados à saúde mental em:
O Poder do Agora segundo Eckhart Tolle
Intestino tem a ver com humor, demência, Alzheimer, autismo e outras doenças
Doenças Psicossomáticas: o que são, Causas, Sintomas, Como Prevenir e Tratar
Categorias: Saúde e bem-estar
Publicado em 25/08/2023 às 1:36 pm [+]
Doutora Maria Fernanda sofro de TOC. Muito obrigado pelos seus Esclarecimentos.
Publicado em 31/08/2023 às 1:10 pm [+]
Agradecemos o seu contato Pedro. O Canal da Dra. Maria Fernanda é esse -> https://www.youtube.com/@NeurologiaePsiquiatria se quiser entrar em contato diretamente com ela. Um abraço