Um estudo que acaba de ser publicado na revista científica estadunidense The Journal of the American Medical Association (JAMA) afirma que foram encontrados anticorpos contra o novo coronavírus no leite materno.
Os anticorpos IgA e IgG foram identificados no leite materno de mulheres que receberam o imunizante da Pfeizer, o que faz os pesquisadores entenderem que o leite materno é uma poderosa fonte de anticorpos contra a Covid-19 para os recém-nascidos, divulgou o G1.
Os pesquisadores acompanharam um grupo de 84 mulheres entre 23 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021, em Israel. As participantes receberam duas doses da vacina da Pfizer-Biontech em um intervalo de 21 dias entre elas.
As amostras de leite materno foram colhidas antes e depois da aplicação da vacina, totalizando 504 amostras de leite materno. 61,8% das amostras da primeira semana já apresentaram o anticorpo IgA, percentual que subiu para 86,1% após a segunda dose da vacina.
Já os níveis do anticorpo IgG permaneceram baixos durante as três primeiras semanas, aumentando após a segunda dose do imunizante. Nas semanas 5 e 6, 97% das amostras de leite materno testadas já continham o anticorpo.
Os pesquisadores afirmam que são necessários estudos mais detalhados para precisar se os bebês alimentados por leite materno estarão mesmo protegidos contra a Covid-19.
Talvez te interesse ler também:
Pouco se sabe sobre a Covid: crianças morrendo e sequelas posteriores à doença
Cigarro na gravidez: todos os riscos para mamães e bebês
Covid: pesquisas mostram que ambiente externo apresenta risco insignificante de contágio
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER