Quando nós pensamos que chegamos ao fundo do poço, descobrimos que ele tem um porão: a nova variante do coronavírus que atinge Manaus pode levar o Brasil a um quadro de megaepidemia.
É esse cenário que o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, desenhou para o país em uma entrevista concedida à TV Cultura. Segundo o UOL, Mandetta disse que a megaepidemia pode estourar em 60 dias em todo o território brasileiro devido à transferência de pacientes da capital amazonense para outras cidades sem observação dos protocolos de biossegurança.
“A quinta crise (que estamos enfrentando) é essa história dessa cepa, dessa variante em Manaus, que o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil e o Brasil está, não só aberto normalmente, como está retirando paciente de Manaus e mandando para Goiás, mandando para a Bahia, mandando para outros lugares sem fazer os bloqueios de biossegurança”.
Na análise do ex-ministro, as outras quatro crises enfrentadas pelo Brasil são:
Vários países do mundo, por causa desse descontrole epidemiológico, já impediram ou restringiram voos do Brasil, como Itália, Estados Unidos, Alemanha e Japão, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.
Além da variante brasileira, as cepas britânica e sul-africana são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de alta transmissibilidade.
Talvez te interesse ler também:
Fake news das vacinas: quanto mais absurdas mais as pessoas acreditam
Por que algumas pessoas não pegam coronavírus?
USP desenvolve teste de Covid rápido, barato e eficaz
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER