Índice
Verdades precisam ser ditas: uma hora a cara cai. Com o passar do tempo, a pele perde elasticidade. No rosto, isso tem nome: papada.
Não que isso seja um problema, afinal, mais do que nunca, é preciso deixar bem claro que estética não é a mesma coisa que saúde, principalmente para que as mulheres não morram enquanto tentam ser mais bonitas (ou perfeitas).
Mas, e se a papada for um incômodo muito grande na vida da pessoa, será que dá pra resolver? E será que dá para resolver de uma maneira não invasiva?
As soluções oferecidas são várias: cremes, ginástica facial, tratamentos estéticos e até cirurgia. Vamos dar uma olhada em cada uma delas.
Afinal, o que é a papada?
Conhecida também por queixo duplo, é uma sobra de pele localizada abaixo do queixo. Ela é um acúmulo de gordura localizada ou de flacidez que pode aparecer em homens e mulheres.
A causa da papada, em geral, está associada ao envelhecimento natural, quando a pele começa a tornar-se mais flácida.
Mas também pode surgir em qualquer idade após perda de peso, fator genético, alterações hormonais, tabagismo, má alimentação e sedentarismo.
Há diferentes tipos de papada, segundo a dermatologista Luciana Pepino:
Existe uma cartela de tratamentos para pôr fim à papada, seja lá de que tipo for, mas o procedimento adequado varia de acordo com a idade, o tamanho da papada e o nível do incômodo que ela provoca.
O Tua Saúde listou os procedimentos mais frequentemente utilizados para eliminar a papada:
Realizando 4 exercícios simples, você pode começar a sentir a papada ir embora, segundo o Correr Y Fitness.
Este vídeo é muito interessante, ele ensina a realizar exercícios fa2ceis para tonificar a região da papada:
Para ver o efeito de um creme, é preciso constância no uso. Não existe fórmula mágica para nada, mas existem alguns produtos com efeitos redutor e firmador.
Algumas marcas atuam especificamente nesse segmento e uma pesquisa na cartela de produtos é o pontapé inicial para adquirir algo apropriado para diminuir a papada.
A cafeína, por exemplo, é um ativo que ajuda na redução de medidas e no combate à flacidez da pele. Ela também é antioxidante, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a revitalizar a pele. Cremes com a substância na composição podem ser uma boa aposta para obter os efeitos redutor e firmador na área da papada.
Há duas opções:
Cirurgias têm sempre algum tipo de risco associado, então, talvez, não seja a melhor opção para muitos casos.
Cada caso é um caso e somente um profissional qualificado pode recomendar o melhor tratamento para o paciente.
Segundo o especialista João Tassinary, o melhor método costuma ser a radiofrequência porque a técnica tem dupla função: eliminar gordura e combater a flacidez.
De qualquer forma, é preciso passar pela avaliação de um bom profissional.
Enquanto isso, tente os exercícios. Como em qualquer parte do corpo, no rosto existem músculos que sustentam e dão firmeza à pele. Cremes também podem funcionar mas, antes de jogar dinheiro pela janela, pergunte à quem já usou e peça recomendações.
Talvez te interesse ler também:
Gordura nas axilas: como acabar com aquela gordurinha chata
Como acabar com a gordurinha nas costas
Prancha: exercício perfeito – seca barriga e fortalece tudo. Dicas e como fazer
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER