Médicos norte-americanos analisaram o impacto do tabagismo em mulheres grávidas e o resultado do estudo constatou que um único cigarro, por dia, é o suficiente para trazer prejuízos à saúde do bebê e até colocar em risco a vida dele!
Esse novo estudo realizado no Centro Infantil para Pesquisa Integrativa do Cérebro em Seattle, e publicado na revista científica Pediatrics, comprova como fumar na gravidez aumenta o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI), no primeiro ano de vida do bebê.
Em síntese, esse estudo concluiu que é necessário desencorajar fortemente as práticas não-fumantes antes da gravidez e a cessação do tabagismo durante a gestação, estimando que as taxas de morte súbita infantil nos EUA, possam ser reduzidas em 22% se nenhuma mulher fumar durante esse período.
“Para as mulheres grávidas que não podem parar completamente, qualquer cigarro que fumem não reduz a probabilidade de que seu filho morra repentina e inesperadamente de morte súbita infantil”, explica e alerta Tatiana Anderson, a autora principal do estudo.
A síndrome da morte súbita infantil, ou morte inesperada do bebê, é um fenômeno de difícil levantamento e explicação para a comunidade científica e, além do tabagismo, tem outras causas.
Essa síndrome provoca a morte prematura e inesperada do bebê, aparentemente saudável, e afeta as crianças no primeiro ano de vida e é a causa mais comum de morte entre um mês e um ano de vida da criança.
Cerca de 90% dos casos ocorrem antes dos seis meses de idade, com o índice maior de casos entre dois meses e quatro meses de idade.
Se imediatamente socorrida, a criança pode ser ressuscitada, mas nesses casos, pode ocorrer sequelas e a necessidade de intervenção cirúrgica, devido haver risco da ocorrência de lesões cerebrais.
Além de tabagismo ser prejudicial durante a gravidez, como foi comprovado nesse recente estudo e em outros, existem outros fatores que representam riscos de morte súbita infantil. São eles:
E para concluir, grávidas e mamães, o melhor cuidado é a prevenção e vice-versa, por isso se preservem e estarão preservando a saúde e a vida de seus bebês.
Talvez te interesse ler também:
FUMAR: RISCOS AUMENTAM ATÉ PARA QUEM FUMA 1 CIGARRO POR DIA
A DESCOBERTA DA CAUSA DA SÍNDROME DA MORTE SÚBITA INFANTIL PODE ESTAR NA SEROTONINA
20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA DEIXAR DE FUMAR
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER