Índice
Em tempos de estresse, correria, excessos e vida acelerada, é comum sentirmos dor no corpo. A dor no corpo tem várias causas e se manifesta de diversas formas, apresentando vários sintomas, podendo incidir no corpo inteiro ou especificamente em uma ou mais partes do corpo. Saiba mais sobre as causas e os efeitos das dores no corpo.
{index}
Estresse, tensão, preocupação, medo, ansiedade são causas emocionais que desencadeiam sintomas de desequilíbrio e pertubação em nosso corpo, por fazerem com que o corpo libere hormônios do estresse diretamente na circulação sanguínea.
Esses hormônios afetam o funcionamento e o metabolismo do corpo, desencadeando como resposta um estado de desequilíbrio manifestado através da dor no corpo ou dores em partes dele.
Uma das razões da dor existir é uma espécie de grito de socorro do corpo à algum abuso que esteja sofrendo, forçando uma parada para sair da tensão e desequilíbrio que o aflige. A dor é o alerta vermelho avisando que o corpo precisa de um stop para se restabelecer.
O estresse e o medo geram a contração dos músculos, como um meio de defesa a um perigo físico ou imaginário que seja, e o corpo se enrijece para enfrentar a ameaça, entretanto se estas emoções permanecem continuamente, o corpo vai ficando sobrecarregado com essas reações e os músculos respondem com dor, isso se chama”Hiperestimulação de Reação ao Estresse”.
De tanto contrair os músculos do corpo com o medo e a preocupação surgem vários tipos de dores no corpo, tais como: de cabeça, musculares, nas costas, no pescoço, no ombro e até no corpo inteiro, todos sintomas básicos de hiperestimulação de reação ao estresse.
O estresse emocional e mental afetam negativamente o metabolismo do corpo, gerando vários distúrbios e doenças. Para esses casos, um dos melhores remédios é a calma. O corpo leva até 20-30 minutos para se recuperar de uma grande reação ao estresse.
Algumas das causas associadas à (s) dor (es), podem ser: insônia, excesso de cansaço e desgaste físico, emocional ou mental. Por isso nestes casos, o sono e o descanso são fundamentais para o corpo se recuperar e parar de doer.
Com os devidos cuidados, como repouso, relaxamento e nutrição o corpo melhora em 2 ou 3 dias.
Outras causas estão associadas à problemas de saúde como: gripes, febre, desnutrição, falta de vitamina D, infecções, inflamações, apendicite, fibromialgia, anemia, doenças autoimunes e baixa imunidade, nestes casos se faz necessário uma boa alimentação, repouso, exames e cuidados médicos.
Existem várias formas de evitar dores no corpo, ou eliminá-las. Seguem algumas delas:
A dor no corpo pode aparecer com outros sintomas e isto pode denotar o aparecimento de doenças. Consulte o médico imediatamente quando surgirem os seguintes sintomas:
A dor no corpo pode estar associada à um estado emocional. O modo pelo qual reagimos às experiências, afeta nosso corpo. A dor no corpo pode ser resultado de uma dor emocional.
O corpo denuncia o nosso desequilíbrio emocional através da dor e, pela linguagem do corpo, a doença ou a dor em cada parte de nosso corpo, revela algo sobre nossas emoções e nosso inconsciente.
Saiba mais a seguir sobre a dor e o seu significado em cada parte do corpo:
A dor de cabeça revela indecisão e tensão para lidar com situações e problemas que queremos ter o controle e nem sempre é possível. Tem momentos que precisamos nos adaptar às mudanças e parar de querer mudar as situações e os outros para nos mantermos acomodados.
Fragilidade para lidar com os desafios da vida e ter iniciativa para enfrentá-los. Desenvolva a confiança e clareza do que quer e siga em frente!
Dificuldade de conquistar seus objetivos, por falta de autoconfiança e insegurança. Concentre-se nos seus pontos fortes e se valorize.
Quando não se consegue colocar para fora um ressentimento ou mágoa, a garganta é que sofre. Para aliviar esse mal, é necessário encontrar uma forma de expressar o que está sentido ou sublimar esse sentimento pesaroso.
Dificuldade em perdoar seja os outros, ou a si mesmo. O conselho é procurar aceitar o que não pode mudar e ver o lado bom de cada pessoa.
Indica que a pessoa se sente sobrecarregada pelos problemas que tem vivido. Foque na solução e não tenha vergonha de pedir ajuda.
Revela que certos acontecimentos, traumas e situações negativas não foram bem digeridos pela pessoa. Momentos de quietude e meditação podem ajudar a digerir melhor situações mal resolvidas.
Denota carência, sensação de abandono e falta apoio emocional. Mesmo que no momento não tenha ninguém para lhe amar, apoie-se e ame-se. Isso já é um bom começo para sair dessa carência!
Preocupação financeira e com questões materiais. A prosperidade é um reflexo de como nos relacionamos com a existência, se vivemos com medo e desconfiança, limitamos nossa expansão e bloqueamos a abundância em nossa vida.
Existe algo que está deixando de fazer por ter se acomodado à uma situação e por isso vive um estado de estagnação. Neste caso, é preciso criar coragem e tomar a iniciativa de dar uma guinada e reconhecer o que te paralisa. Supere-se!
Resistência, insatisfação e sentimento de rejeição. O que busca nos outros, desenvolva em você. De repente o que mais quer e projeta nos outros está guardado em você precisando se expressar e se realizar!
Dificuldade de viver de forma mais livre por carregar excesso de problemas e responsabilidades. As vezes é preciso soltar e deixar fluir.
A mão doer pode significar dificuldade de se doar e manter vinculo com o próximo. Aja mais com o coração e doe-se mais!
Quadris doloridos podem ser indício de resistência às mudanças e lidar com os movimentos da existência. Dance com a Vida!
Problema no joelho indica uma dificuldade em “se dobrar”, não aceitando a realidade e as pessoas como são. Perceba o jogo do ego e saia da influência do orgulho!
Falta de satisfação e força com sensação de desânimo. Busque se dedicar ao que lhe dá prazer. A existência não é só dever e obrigação, mas prazer e lazer também!
Desmotivação para seguir em frente. É de passo em passo que se faz uma caminhada! Alegre-se você é Vida!
Dificuldade e falta de flexibilidade para lidar com as experiências vida. Seja mais descontraído e leve, saia do “modus de combate e guerra”, pacifique-se!
As articulações conferem dinamismo e atividade ao corpo. Quando limitadas pela dor é sinal que estamos passivos o automatizados diante da existência. O indicado é abrir-se ao novo e sair da prisão das crenças limitantes da mente. Movimente-se e saia da rotina!
A dor é a forma que o corpo tem de avisar que algo não vai bem, por isso a necessidade de ouvi-lo quando ele fala através da dor. Evitamos o pior escutando o que o corpo revela e cuidando de nossa Alma, Mente e Físico.
Talvez te interesse ler também:
PESQUISADORES ASSOCIAM DEPRESSÃO À INFLAMAÇÃO DO CORPO
ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?
O (POSSÍVEL) SIGNIFICADO DAS DOENÇAS SEGUNDO A BIODESCODIFICAÇÃO
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER