Índice
O sangue tem funções muito importantes para o funcionamento do nosso corpo, como o transporte de oxigênio, hormônios, nutrientes e células do sistema imunológico. Por isso, se nosso sangue deixar de ser saudável, vêm as doenças e o desequilíbrio em nosso organismo.
Pensando nisso, este conteúdo traz informações fundamentais para cuidar bem da saúde do sangue.
Confira!
Diariamente, somos expostos a vários fatores que impregnam o sangue de toxinas, tais como:
Este fatores contribuem para a formação de toxinas em nosso sangue, que acabam sobrecarregando os órgãos do corpo, desencadeando consequentemente doenças.
O corpo tem seu sistema de purificação através do trabalho dos pulmões, rins e fígado mas, quando há um excesso de causas provocando a produção de toxinas no organismo, é necessário buscar formas de depurar o sangue, para que ele fique limpo e livre de impurezas.
Esses órgãos cuidam da purificação do sangue das seguintes maneiras:
O fígado é um órgão que está localizado na parte superior direita do abdômen, tem a função de converter alimentos em energia e remover toxinas produzidas pelo álcool, metais pesados e drogas medicamentosas.
Os rins são dois órgãos que funcionam como filtros do sangue, removendo toxicidades.
Quando esses órgãos ficam sobrecarregados por excesso do consumo de alimentos processados e industrializados, bebidas alcoólicas ou cheias de aditivos, utilização demasiada de drogas medicamentosas ou por alguma doença renal, faz-se necessário buscar formas de reverter essa situação.
Estes órgãos respiratórios ajudam na oxigenação do sangue, o mantendo saudável.
A função dos pulmões pode ficar comprometida quando ocorre exposição à muita poluição e inalação ou contato com produtos altamente tóxicos.
Além desses órgãos, temos outras partes do organismo que os ajudam nessa função como os intestinos, a pele, o baço, o pâncreas e o sistema linfático.
Manter o sangue limpo impede uma série de distúrbios e doenças, tais quais:
Ademais, ter o sangue saudável, o permite cumprir com suas funções vitais e fisiológicas.
O sangue tem três funções vitais e principais:
O sangue transporta o oxigena as células e órgãos do corpo.
Além disso, o sangue leva nutrientes do trato digestivo para outras partes do organismo.
No sangue estão inseridos os glóbulos brancos que combatem os micro-organismos prejudiciais à saúde do corpo.
Outra finalidade dos glóbulos brancos tem a ver com fatores plaquetários que servem para coagular o sangue e evitar hemorragias, em virtude de algum ferimento ou corte.
Regular o pH, manter o corpo hidratado e em temperatura adequada, são outras funções vitais e imprescindíveis do sangue.
Um sangue sujo dá sinais através de sintomas, indisposição e doenças, o que pode ser confirmado clinicamente por meio de exames laboratoriais.
Quando constatado que as causas dos sintomas têm relação com impurezas, ou com o mau funcionamento dos órgãos purificadores do sangue, é necessário buscar tratamentos.
Conforme o caso, os tratamentos podem ser à base de medicamentos, ou intervenções médicas com o uso de biotecnologia, quando o problema de saúde for muito grave e emergencial.
Caso contrário, o tratamento pode ser de forma natural, com o consumo adequado de água, de alimentos, chás e sucos que possuem propriedades depurativas e desintoxicantes.
Nas últimas três décadas, a medicina tem avançado no emprego de tecnologias terapêuticas e dispositivos que visam purificar o sangue, e que se baseiam no tratamento exógeno do sangue.
Essas técnicas têm sido utilizadas para o tratamento de muitas doenças refratárias às terapias convencionais, aliadas à administração de medicamentos e, de acordo com o caso, ao emprego de cirurgia.
A biotecnologia tem o objetivo de remover toxinas ou agentes patogênicos da circulação sanguínea, por meio de técnicas de biosseparação como: diálise, filtração, adsorção ou a combinação de qualquer uma delas.
Essa terapia biotecnológica de remoção direta e rápida de agentes patogênicos do sangue do paciente, pode ser empregada nos seguintes casos:
Dessas técnicas artificiais de remoção das impurezas e toxidades do sangue, a mais conhecida é a hemodiálise, que purifica o sangue dos pacientes com o quadro de insuficiência renal, que precisam dessa intervenção para se manterem vivos.
A intervenção biotecnológica de purificação do sangue é empregada também em outros casos como:
As técnicas de purificação do sangue podem apresentar efeitos colaterais, devido a hemocompatibilidade, ou seja, quando o sangue entra em contato com materiais estranhos, uma variedade de componentes do sangue ficam retidos neles, o que pode provocar a ativação de certos componentes do sangue por meio de vários processos enzimáticos.
Nesse contexto, a hemocompatibilidade pode induzir a ativação dos leucócitos em diferentes extensões, bem como a liberação de mediadores inflamatórios incluindo citocinas, óxido nítrico, radicais livres de oxigênio e plaquetas.
Dessa forma, essas reações podem causar efeitos colaterais graves durante os tratamentos de purificação do sangue. Por isso, a escolha de materiais adequados e a melhora da hemocompatibilidade estão entre as principais preocupações para a utilização desses dispositivos terapêuticos.
Existem formas naturais e eficazes de desintoxicação e limpeza do sangue e que ainda facilitarão o trabalho dos órgãos de purificação do corpo.
Veja uma lista dos principais alimentos e ervas para manter o sangue limpo:
A água é um dos purificadores naturais do sangue, além de ser o mais comum e simples.
Os rins eliminam as toxinas do sangue pela urina e a água é o veículo que este órgão utiliza para realizar o seu trabalho.
A água expele todas as toxinas através da urina.
Sendo assim, a melhor maneira de ajudar os rins em seu trabalho é beber bastante água.
A água também mantém os vasos sanguíneos saudáveis e limpos para que o sangue possa circular livremente.
Além do que, um corpo desidratado pode adoecer os rins e provocar o entupimentos das veias e vasos sanguíneos.
Para evitar que o sangue fique sobrecarregado de toxinas, o ideal é beber 2 litros de água por dia, ou até mais, dependendo das necessidades e atividades físicas da pessoa.
Os vegetais crucíferos como repolho, couve-flor, couve de Bruxelas são recomendados para doentes renais por serem ricos em antioxidantes e por terem propriedades anticâncer.
Essa frutinha azul é rica em antioxidantes, protege o fígado e o mantém saudável.
Os cranberries promovem a saúde do trato urinário, impedindo que ele seja afetado por infecções bacterianas, mantendo os rins saudáveis.
O café tem propriedades de prevenir o acúmulo de gordura no sangue, por isso combate doenças hepáticas.
O alho tem propriedades anti-inflamatórias, reduz o colesterol e a pressão arterial, fatores que podem prejudicar os vasos sanguíneos dos rins.
A toranja protege o fígado graças às suas propriedades antioxidante e anti-inflamatória, agindo como um bálsamo para este órgão quando se encontra sobrecarregado.
Essa fruta é fonte de uma fibra solúvel conhecida como pectina.
Essa fibra solúvel regula os níveis de açúcar no sangue.
O açúcar elevado no sangue pode prejudicar os rins, por isso, comer maçã previne doenças renais.
O gengibre combate o açúcar no sangue e a gordura no fígado, tem ação anti-inflamatória e é desintoxicante.
Esse chá estimula o fígado, elimina gordura hepática e previne o câncer nesse órgão.
O ideal é beber pelo menos quatro xícaras de chá verde por dia.
O hibisco vinagreira (Hibiscus sabdariffa) possui efeitos diuréticos no corpo e ajuda na filtração renal.
A flor dessa planta pode ser utilizada em chá.
A salsinha é depurativa do sangue e limpa os rins ajudando-os a trabalhar melhor.
O dente-de-leão age como diurético e depurativo do sangue, além disso, ajuda a melhorar a função hepática.
Para essas finalidades pode-se utilizar o chá de dente-de-leão, usando folhas, flores ou até sua raiz.
O brócolis, além de delicioso, é um dos melhores purificadores naturais do sangue, por ajudar a remover as toxinas do organismo.
Além do mais, esse vegetal é rico em cálcio, vitamina C, ácidos graxos ômega-3, fibra alimentar, potássio, manganês, fósforo e glucosinolatos.
O consumo regular de brócolis desintoxica o sangue e estimula o sistema imunológico.
Frutas como ameixas, laranja, abacaxi, maracujá, manga, morango, pera e goiaba, possuem propriedades alcalinizantes, que contribuem para reduzir substâncias ácidas do sangue que, em excesso, podem comprometer a saúde do corpo.
Esse fruto que é utilizado em saladas e pratos salgados tem a propriedade de reduzir gordura no sangue e purificar o organismo, eliminando toxicidades graças ao licopeno e à glutationa contidos nele.
Vegetais como couve, alface, almeirão, acelga, espinafre, rúcula e agrião contêm nutrientes essenciais e antioxidantes que mantêm um fluxo sanguíneo saudável, além de aumentar as enzimas do fígado e promover o processo de desintoxicação do sangue.
A beterraba é fonte natural de nitratos e betaína, nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, que protegem o fígado.
Beber o suco de beterraba ajuda a aumentar a produção de enzimas que desintoxicam naturalmente o corpo.
O açúcar mascavo é consumido tradicionalmente pelas famílias indianas, e tido como purificador natural do sangue.
Esse açúcar é diferente em comparação ao branco, pois não é refinado preservando suas fibras.
As fibras do açúcar mascavo possuem propriedades de promover a saúde do sistema digestivo, prevenindo a constipação e a retenção de impurezas no intestino.
O alto teor de ferro no açúcar mascavo restaura os níveis de hemoglobina e mantém o sangue saudável.
Além disso, esse açúcar tem propriedade anticoagulante, evitando a coagulação do sangue nas veias e artérias do corpo.
A cúrcuma tem inúmeras propriedades benéficas ao corpo é uma verdadeira panaceia curativa.
Dentre os benefícios que a cúrcuma traz para a saúde do organismo temos: a melhora da função hepática, o aumento dos glóbulos vermelhos, a prevenção de inflamações e a tonificação do corpo.
Uma das formas difundidas para se obter os benefícios do limão, é a mistura de seu sumo com água morna.
Essa mistura promove a eliminação de gordura no fígado e melhora a função renal.
O limão é fonte de vitamina C e minerais que ajudam a desintoxicar o sangue.
A prevenção é uma forma de evitar que nosso corpo adoeça por excesso de exposição ao que é tóxico, ou devido ao consumo de alimentos cheios de aditivos, conservantes, aromatizantes, corantes, espessantes e palatabilizantes.
Por isso, não adianta usar ervas ou alimentos purificadores se você não evitar o que desencadeia as impurezas em seu sangue. É como morder e assoprar ao mesmo tempo!
Cuide de seu sangue como se ele fosse um ambiente, mantenha-o limpo e oxigenado.
Talvez te interesse ler também:
Shot de gengibre ou limão em jejum para desintoxicar, emagrecer e começar bem o dia
Raspar a língua é uma técnica detox Ayurveda. Veja 10 benefícios
CHÁS DETOX → Quais Ervas Usar para Limpar e Desintoxicar o corpo
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
Publicado em 10/01/2021 às 8:59 pm [+]
Muito bom artigo