Um novo vírus acaba de ser descoberto por cientistas brasileiros e franceses em Belo Horizonte.
O “Yaravirus”, como foi batizado, em homenagem à sereia Iara, foi encontrado na lagoa da Pampulha, na capital mineira, como informa o site português Sapo.
Os pesquisadores Bernard La Scola, da Universidade Aix-Marseille (França), e Jonatas Abrahao, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicaram a descoberta na revista científica francesa BioRxiv.
O novo vírus tem, ainda, 90% da sua genética desconhecida. Trata-se de um protozoário (micro-organismo unicelular) que “não representa riscos” para o ser humano porque “não infeta nenhum tipo de vertebrado”, explicam os investigadores.
O Yaravírus é encontrado exclusivamente em amebas cujo habitat seja um ambiente úmido, como lagoas, rios, tanques, piscinas e até sistemas de aquedutos.
Essa pesquisa importante para a ciência está correndo o risco de ser interrompida por causa dos cortes do governo brasileiro no orçamento destinado à ciência e tecnologia. Os cientistas estão em busca de fontes de financiamento para concluírem a identificação dos 90% da genética ainda misteriosa desse ser.
Talvez te interesse ler também:
Surto, epidemia e pandemia: quais as diferenças e em qual categoria está o coronavírus
Coronavírus: vacina existe, mas precisa ser testada. Teoria da Conspiração e preconceito
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER