O coletor menstrual é tão confiável e seguro quanto os absorventes higiênicos descartáveis. Quem já usa sabe muito bem que é higiênico, prático, confortável e ecológico, mas agora um novo estudo nos oferece mais uma razão para fazer a mudança.
O coletor menstrual tem muitas vantagens: da questão econômica à redução do lixo, da liberdade pessoal à conveniência.
Uma nova pesquisa publicada na revista Lancet Public Health, que analisou 43 estudos envolvendo 3.300 mulheres e adolescentes que vivem em diferentes países do mundo, nos dá a prova científica de que os coletores menstruais são tão seguros e confiáveis quanto os absorventes higiênicos descartáveis.
Após o estudo, cerca de 70% das voluntárias confirmaram que queriam usar o coletor. Durante o estudo, uma espécie de fase de familiarização foi realizada em vários ciclos.
“O uso do copo coletor menstrual não mostrou efeitos negativos sobre a flora vaginal”, escrevem os pesquisadores.
Quatro estudos, que envolveram cerca de 300 mulheres, compararam a perda de sangue entre coletores menstruais, absorventes higiênicos ou tampões descartáveis: o resultado é que as perdas são semelhantes em três das pesquisas realizadas e significativamente menores com os coletores menstruais na quarta.
“Nossa pesquisa indica que os coletores menstruais são uma opção segura para o gerenciamento da menstruação e são usados internacionalmente. Nesse campo, estudos adicionais de qualidade são necessários para comparar os diferentes produtos menstruais em termos de eficácia, custo e efeitos sobre o meio ambiente”, escrevem novamente.
Mas para os primeiros testes, de acordo com os pesquisadores, não há dúvida de que o coletor é um aliado válido para os dias mais difíceis do mês, para muitas mulheres.
“Embora 1,9 bilhões de mulheres em todo o mundo tenham uma idade menstrual, existem poucos bons estudos que comparam os produtos de saúde com a menstruação”, diz Penelope Phillips, principal autora da pesquisa.
A longo prazo, os coletores menstruais são uma opção muito mais econômica e ecológica, motivo pelo qual os pesquisadores enfatizaram a oportunidade de tornar os coletores acessíveis às mulheres, mesmo nas áreas mais pobres do mundo.
E então, o que você está esperando para aderir aos coletores, se é que você já não aderiu….
Talvez te interesse ler também:
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COLETOR MENSTRUAL
GLIFOSATO EM GAZES E ABSORVENTES: ALARME NA ARGENTINA. SERIA CULPA DO ALGODÃO GM?
O ABSORVENTE INTERNO É PERIGOSO? CONFIRA AQUI!
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER