Índice
Pouca gente se arrisca a dizer que não gosta dessa fruta. A melancia, doce, suculenta e nutritiva, faz parte da mesa dos brasileiros o ano todo. Fácil de cultivar, ela é também econômica, já que uma melancia alimenta um verdadeiro batalhão. Além de tudo isso, a fruta é uma importante aliada da saúde, ajudando a proteger o coração, atuando no controle do peso, hidratando e prevenindo uma série de doenças. Quer conhecer mais benefícios? Confira abaixo todas as vantagens desse alimento.
A melancia é capaz de reduzir os níveis colesterol ruim. Basta uma fatia por dia para que as dosagens fiquem mais equilibradas.
A melancia é rica em uma substância chamada licopeno, que tem poder antioxidante, ajudando a combater os radicais livres, responsáveis pela degeneração celular. O potássio presente na melancia reduz os riscos de ataque cardíaco, e ainda atua regulando os batimentos cardíacos e a pressão arterial.
Por conter 90% de água, a melancia ajuda na hidratação do organismo, prevenindo a desidratação e turbinando o organismo.
A melancia ajuda na desintoxicação dos rins, auxiliando na eliminação do ácido úrico e prevenindo doenças reumáticas.
O licopeno auxilia na redução dos riscos de desenvolvimento de vários tipos de cânceres, como pulmão, mama e útero.
100 gramas de melancia têm apenas 30 calorias, ou seja, é possível consumir a fruta sem muita culpa, pois ela é pouco calórica. Além disso, contém muita água e fibras, o que ajuda no funcionamento intestinal.
Rica em potássio, a melancia ajuda na retenção de cálcio, além de possuir antioxidantes essenciais para o combate à osteoporose. O resultado são ossos fortes e saudáveis.
Por conter muitos antioxidantes, a melancia ajuda também a proteger a visão dos danos causados pelo envelhecimento, como degeneração macular e glaucoma.
Os nutrientes presentes na fruta ajudam a manter cabelos e pele saudáveis e hidratados.
Rica em fibras, água e muitos nutrientes, a melancia auxilia a limpar o trato intestinal, atuando em seu correto funcionamento e prevenindo problemas, como acidez estomacal.
Novamente o potássio é o responsável por melhorar o funcionamento dos nervos e músculos, equilibrando a correta contração muscular e evitando problemas, como a fadiga, após algum exercício físico.
Pouca gente fala, mas a melancia é boa até nisso. Segundo estudo da Universidade A&M do Texas, nos EUA, a fruta melhora a libido e ajuda na circulação sanguínea.
A melancia tem também ação anti-inflamatória, prevenindo uma série de doenças.
A fruta contém boas doses de ferro, responsável por auxiliar no transporte de oxigênio para as células do corpo todo. Quando em falta, provoca quadros anêmicos, por isso a melancia é útil também tratamento da anemia.
A melancia tem uma atuação diurética também, ajudando os rins a funcionarem corretamente, evitando a retenção de líquidos.
Talvez te interesse ler também:
DA MELANCIA NADA SE JOGA, TUDO SE CONSOME
MELANCIA: 10 USOS DIFERENTES E SAUDÁVEIS
SUCO DE MELANCIA: DETOX E REFRESCANTE
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER