Índice
A miopia é uma anomalia do globo ocular que produz uma visão borrada. Quanto maior for o grau da miopia, maior será a dificuldade de focar objetos distantes. Existem vários fatores que contribuem ou advêm desse distúrbio visual. Saiba mais sobre isso e como cuidar da saúde ocular para prevenir ou, se for o caso, lidar com esse problema.
O nosso olho, para ver as imagens, se utiliza de duas partes do globo ocular: a córnea (parte frontal do olho) e o cristalino (membrana dentro da pupila do olho que retrai ou expande para focar as imagens, conforme a luminosidade).
Na miopia, a córnea ou o cristalino têm curvatura refratária recebendo a imagem com o foco distorcido na parte de trás do olho, fazendo com que a visão fique embaçada.
A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou quando o olho é mais longo do que o normal e isso faz com que a luz que penetra pelo cristalino, não alcance a retina corretamente.
A Miopia tem várias causas e fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, como por exemplo:
Os indícios de miopia podem se manifestar de várias formas como:
Aparecendo alguns dos sinais listados, é necessário consultar um oftalmologista.
Através de exames visuais o especialista determinará o grau de miopia e recomendará opções para corrigir a visão.
Conforme o caso, o oftalmologista pode indicar óculos de grau, lentes de contato ou até cirurgia refrativa, no caso de grau muito alto de miopia.
O objetivo do tratamento da miopia é ajudar a focar a luz corretamente na retina através do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.
Para optar pelo melhor procedimento é necessário a avaliação em conjunto com o oftalmologista.
Para evitar excessos que possam prejudicar sua visão e desencadear ou aumentar a Miopia, seguem alguns cuidados necessários para manter seus olhos saudáveis e a visão em dia:
Inclua em seu cardápio alimentar os seguintes alimentos benéficos para olhos e visão: cenoura, uva, tomate, laranja, maçã, mamão, brócolis, couve de Bruxelas, amora, morango , mirtilo, cereja, linhaça, azeite, acerola, goiaba, mamão, pimentão, abóbora, nozes, alga marinha, abacaxi, kiwi, melão, couve-flor, framboesa, acelga, manga, limão, castanha de caju, amêndoas, abacate, mexerica, ameixa, banana, alface, agrião, batata-doce, cebola, alho, beterraba, sementes de girassol, espinafre, pepino, abacate, grão de bico, ervilha, pêssego, lentilhas, rúcula, milho e água de coco.
Quando estiver com a vista cansada dê uma pausa, o esforço excessivo pode desencadear vários desequilíbrios na visão.
Existem alguns métodos que ajudam a descansar os olhos e até melhoram a visão, saiba mais neste conteúdo: COLÍRIO NATURAL, CHÁS E ALIMENTOS PARA TER OLHOS SAUDÁVEIS, na parte 3 dessa matéria têm exercícios e cuidados da medicina ayurvédica para os olhos.
Caso não se trate da miopia adequadamente podem surgir complicações e várias limitações:
Confira neste vídeo do canal ONsalus Saúde mais informações sobre sintomas e tratamento relativos à Miopia:
Em tempos de tanta luminosidade artificial, excesso de exposição à telas de computador e celular, poluição e alimentação deficiente de nutrientes saudáveis para os olhos, faz-se ainda mais necessário todos esses cuidados e prevenções, seja em crianças, jovens, adultos ou pessoas de idade avançada.
Prestar atenção aos sinais dos olhos e tomar certos cuidados, pode evitar maiores complicações nesses órgãos tão necessários de nosso corpo, através dos quais enxergarmos o mundo e recebermos informações advindas do exterior.
Cuide bem de seus olhos!
Talvez te interesse ler também:
ÁREA ENTORNO AOS OLHOS SEM PROTETOR SOLAR É CHAMARIZ PARA CÂNCER DE PELE
MIOPIA E ASTIGMATISMO: QUAL É A DIFERENÇA?
QUE NÚMERO VOCÊ VÊ NESTA FOTO? A RESPOSTA MEDE A CAPACIDADE DA TUA VISÃO
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER