Índice
Você anda sentindo dores de cabeça e problemas para enxergar? Você pode estar com algum problema de visão.
Embora sejam problemas oculares diferentes, a miopa e o astigmatismo provocam dificuldades para ver o mundo. A nossa visão, quando funciona normalmente, recebe raios de luz pela córnea, que é a nossa primeira lente natural. Quando chegam à segunda, a retina, os raios se juntam em um ponto comum para formar, então, a imagem.
Quando uma pessoa tem miopia ou astigmatismo, esse processo não ocorre de forma satisfatória. Na miopia, o foco visual se forma antes da retina, causando dificuldades para enxergar de longe, e o astigmatismo é quando o foco visual, ao invés de se formar em um único ponto, se forma em dois pontos, antes ou depois da retina, causando dificuldades para enxergar tanto de longe quanto de perto. A sensação é de que a visão está borrada.
Vejamos separadamente cada um dos problemas e, logo em seguida, a diferença entre os dois:
{index}
O astigmatismo é um problema na córnea que a deixa com um formato irregular oval, o que causa um erro na refração da luz, distorcendo-a quando entra nos olhos. É isso que faz com que haja múltiplos pontos focais na retina. Seja de perto, seja de longe, quem tem astigmatismo enxerga o mundo de forma embaçada.
Os principais sintomas do astigmatismo são:
A miopia ocorre quando os raios de luz são focados antes na retina, causando dificuldades para enxergar de longe. Geralmente, ela é herdada e descoberta entre os 8 e 12 anos de idade. Com o passar do tempo, o grau de miopia aumenta e entre 20 e 25 anos o problema pode se tornar estável.
Os principais sintomas da miopia são:
A principal diferença entre miopia e astigmatismo é:
Quem tem astigmatismo tem dificuldade para enxergar de perto e de longe e apresenta a visão embaçada.
Já quem tem miopia tem dificuldade para enxergar apenas os objetos que estão longe.
Um dado curioso é que os míopes enxergam perfeitamente de perto.
Um dado desanimador é que tanto o grau da miopia quanto o do astigmatismo tende a aumentar com o passar dos anos.
Em geral, a miopia e o astigmatismo são causadas por fatores genéticos, a não ser que o paciente tenha sofrido algum trauma, decorrido de um acidente, ou tenha feito alguma cirurgia que altere a anatomia da córnea.
Existem três formas de se corrigir o problema:
1. usando óculos;
2. usando lente de contato;
3. fazendo cirurgia.
O óculos e a lente de contato ajustam o grau do paciente, enquanto a cirurgia corrige o grau de forma definitiva. Hoje, existem técnicas a laser que permitem ao oftalmologista, médico especialista em visão, alterar a curvatura da córnea, colocando a imagem que está se formando antes ou depois ou em dois pontos, na retina.
Para fazer a cirurgia, é preciso ter o grau estável, mais de 19 anos e fazer exames que constatem que a córnea pode ser mexida.
Talvez te interesse ler também:
QUE NÚMERO VOCÊ VÊ NESTA FOTO? A RESPOSTA MEDE A CAPACIDADE DA TUA VISÃO
COMO LIMPAR AS LENTES DOS ÓCULOS COM OU SEM GRAU PARA UMA VISÃO PERFEITA
VOCÊ TEM A SENSAÇÃO DE VER SEMPRE MOSCAS VOLANTES?
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER