Cérebro feminino contra o masculino: na mesma idade, o das mulheres é biologicamente três anos mais jovem que o dos homens. Isso se aplica tanto aos idosos quanto aos jovens, e poderia explicar por que as mulheres tendem a ser menos vulneráveis às doenças neurodegenerativas.
Isto é o que acaba de ser anunciado por uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington em St. Louis, que queria esclarecer acima de tudo a razão pela qual as mulheres são mais propensas a permanecerem mentalmente mais fortes ao longo dos anos e na velhice.
“Estamos apenas começando a entender como vários fatores relacionados ao sexo podem influenciar a trajetória do envelhecimento cerebral e como isso pode afetar a vulnerabilidade do cérebro às doenças neurodegenerativas”, explica Manu Goyal, médico radiologista e autor sênior da pesquisa. O metabolismo cerebral pode nos ajudar a entender algumas das diferenças que vemos entre homens e mulheres à medida que envelhecemos”.
Na verdade, foi propriamente o metabolismo o dado sob o qual os cientistas se debruçaram a examinar o cérebro de 205 voluntários (121 mulheres e 84 homens entre 20 e 82 anos) por meio de uma tomografia por emissão de pósitrons (o assim chamado exame PET).
O nosso cérebro funciona também graças ao açúcar, mas a maneira como o cérebro o usa, muda à medida que as pessoas crescem e envelhecem. Crianças e jovens usam parte de seu “combustível cerebral” em um processo chamado glicólise aeróbica, que suporta o desenvolvimento e a maturação do cérebro. O resto do açúcar é queimado para alimentar ações como pensamento ou movimento. A fração de glicose utilizada na reação é bastante reduzida ao longo do tempo, e atinge os níveis mais baixos por volta dos 60 anos de idade.
Esse processo metabólico que indica a “juventude” do cérebro, é diferente entre homens e mulheres. Depois de identificar quanto açúcar foi consumido pelo cérebro de cada participante através do PET, os pesquisadores treinaram um algoritmo que determinou uma associação entre a idade do participante e o metabolismo cerebral.
Os resultados mostraram que os cérebros das mulheres são em média 3 anos mais jovens do que os dos homens e não apenas: o cérebro feminino também seria mais ativo em reconhecer e processar as emoções dos outros. Entender essas diferenças ajudará a entender como diferentes distúrbios cerebrais e doenças neurodegenerativas afetam diferentemente homens e mulheres.
Talvez te interesse ler também:
É VERDADE! AS MULHERES PRECISAM DORMIR MAIS QUE OS HOMENS!
CÉREBRO FANTÁSTICO! DEPOIS DA MORTE, AINDA FUNCIONA. O ESTUDO
AQUELA COLÔNIA DE BACTÉRIAS QUE VIVE EM NOSSO CÉREBRO. NOVO ESTUDO
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER