Índice
Uma tatuagem programável e muito especial, capaz de nos avisar quando o sol está se tornando perigoso para nossa pele e nossa saúde. Um pequeno e intuitivo dispositivo hitech que poderia nos ajudar a monitorar as situações de risco. Na frente deste trabalho está uma equipe de pesquisadores da LogicInk, uma empresa sediada em São Francisco.
Aplicado como se fosse uma tatuagem temporária, os vários tipos de adesivos da LogicInk detectam o suor, o microbioma da pele e o ambiente circundante, fornecendo dados em tempo real. Os sensores contidos na tinta, captam e transmitem informações sobre hidratação, concentração de álcool no sangue, mas também a exposição aos raios UV prejudiciais.
Nenhum aplicativo é necessário: a tatuagem é a interface do usuário.
No caso da LogicInk UV, este adesivo/tatuagem é capaz de detectar os raios ultravioletas prejudiciais que podem promover o câncer de pele. Os dois círculos no autocolante mudam de cor de acordo com a exposição aos raios UV, tanto num momento preciso como durante o dia.
Os adesivos mudam, portanto, se nos expormos ao sol. O círculo externo fica completamente rosa quando atingimos a exposição máxima considerada segura de acordo com os parâmetros da OMS. Em vez disso, o interno vai do branco ao rosa escuro (e vice-versa), dependendo da quantidade de exposição que estamos recebendo em um horário específico. Desta forma, sabemos quando aplicar o protetor solar novamente ou nos colocar à sombra. Esses adesivos especiais são à prova d’água e já estão no mercado.
“O bronzeamento com raios UV é um sinal de danos à pele e não nunca é seguro. Danos à pele dos raios UV é um fator chave no envelhecimento precoce da pele e aumenta o risco de câncer”, explicou Larry Weiss, um dos criadores.
Além dos adesivos que monitoram os raios UV, a LogicInk lançou recentemente uma campanha no Kickstarter para arrecadar fundos para a produção de outras tatuagens inteligentes. Em particular, os desenvolvedores estão trabalhando naquelas que mostram níveis de hidratação, concentração de álcool no sangue, temperatura e um protótipo que pode indicar a presença de poluentes atmosféricos prejudiciais.
Os principais poluentes incluem partículas com um diâmetro inferior a 2,5 mícrons (PM2,5). Quanto menor o material particulado, mais profundamente ele penetra em nossos pulmões e outros órgãos. Por esse motivo, conhecer a concentração e a duração de nossa exposição nos ajudaria a reduzir a inspiração do ar ruim.
Leia também: POLUIÇÃO DO AR E DIABETES. TUDO A VER. O AR POLUÍDO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA DOENÇA
Um pouco como a tattoo que monitora os raios UV, a tatuagem na qual a equipe está trabalhando é capaz de detectar PM2.5, tornando-a visível a olho nu com um sistema de quadrados coloridos.
“Ainda temos muito trabalho a fazer para transformar esse protótipo em um produto completo, que inclui maior sensibilidade e tempo de resposta reduzido”, explica a equipe.
Soluções de alta tecnologia para limitar o impacto da poluição e dos raios UV em nossa saúde.
Interessante!
Talvez te interesse ler também:
A TATUAGEM QUE MUDA DE COR E MONITORA O NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE
ENXAQUECA: UM ADESIVO ELETRÔNICO PARA ACABAR COM A DOR DE CABEÇA
MEDO DE AGULHA? VEM AÍ O ADESIVO QUE SUBSTITUI A SERINGA
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER